Área Restrita

Parto humanizado é tema de debate para o curso de enfermagem da UNIJIPA

09/09/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Acadêmicos do 1º, 2º e 3º período de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), participaram na última sexta-feira (5) da exibição do documentário “Renascimento do Parto”, com o objetivo de discutir a humanização do parto e o aumento crescente na técnica de concepção conhecida como cesariana, utilizada atualmente em todo o mundo.

Realizado por Érica de Paula e Eduardo Chauvet, em  90 minutos de filme foi exibido um retrato da realidade obstétrica mundial e brasileira que apresenta como resultado, sérias conseqüências psicológicas, fisiológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

Após a exibição, foi apresentada uma pesquisa realizada em Ji-Paraná sobre os índices de cesariana realizados no município. Em seguida, houve um debate com a mediação do cineasta Carlos Reis, Coordenador do “Cineclube Ano 41 da UNIR”.

Regina Clara Aguiar, professora da disciplina de Sociologia e organizadora do encontro, explica que a ocasião foi um momento importante para refletir sobre a humanização do parto. “A proposta da exibição do documentário é trazer à tona a questão do aspecto natural do parto e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Diante de um cenário de aumento vertiginoso no número de cesáreas, essa discussão é muito relevante para estes futuros enfermeiros”, explicou.

Os professores das disciplinas Psicologia e Bioestatística do curso, Jatairu Nunes e Norma Coelho, respectivamente, também participaram da exibição junto de suas turmas. “Sem dúvida os aspectos positivos do parto natural devem ser levados em conta. É um discussão que vai muito além e é fundamental que a Faculdade proporcione esta experiências aos acadêmicos”, arrematou Jatairu Nunes.


 

Downloads

Manual de Monografia
Baixar

Galeria

Veja Também

07/07/2011
Institucional

tecnico-em-edificacoes

O curso Técnico em Edificações refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais. Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidrossanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas. A Construção Civil é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais; portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, apresentando um grande crescimento, pois a formação de pessoal especializado será capaz...

08/04/2013
Institucional

2013-o-ano-do-concurso-publico

Oferta inédita de 130 mil vagas anima os sonhos de 13 milhões de pessoas   Aos 25 anos, o advogado brasiliense Saulo Magalhães renunciou a uma breve experiência na iniciativa privada para trilhar um caminho cada vez mais sedutor para milhões de brasileiros: o que dá acesso a um mundo de estabilidade no emprego, salários quase sempre vantajosos e outros benefícios. O mundo do serviço público. “Antes mesmo de me formar, comecei a me preparar para concursos, mas com menos intensidade”, diz Saulo. “Agora tenho um foco – o TJDFT”, afirma, citando a sigla do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que seleciona 110 profissionais, a maioria para cargos...

20/04/2015
Graduação

Acadêmicos de administração da UNIJIPA participaram de dinâmica psicológica

Foi realizada na última semana, em parceria com o curso de Administração, uma dinâmica psicológica através da disciplina “Psicologia Organizacional e do Trabalho”, para os acadêmicos do 5º período do curso de Administração da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA). O projeto surgiu da parceria entre o Corodenador do curso de Administração, Evaldo Arruda Pinto e a Coordenadora de Psicologia, Dayla Rocha Fiusa.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem