Área Restrita

Parto humanizado é tema de debate para o curso de enfermagem da UNIJIPA

09/09/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Acadêmicos do 1º, 2º e 3º período de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), participaram na última sexta-feira (5) da exibição do documentário “Renascimento do Parto”, com o objetivo de discutir a humanização do parto e o aumento crescente na técnica de concepção conhecida como cesariana, utilizada atualmente em todo o mundo.

Realizado por Érica de Paula e Eduardo Chauvet, em  90 minutos de filme foi exibido um retrato da realidade obstétrica mundial e brasileira que apresenta como resultado, sérias conseqüências psicológicas, fisiológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

Após a exibição, foi apresentada uma pesquisa realizada em Ji-Paraná sobre os índices de cesariana realizados no município. Em seguida, houve um debate com a mediação do cineasta Carlos Reis, Coordenador do “Cineclube Ano 41 da UNIR”.

Regina Clara Aguiar, professora da disciplina de Sociologia e organizadora do encontro, explica que a ocasião foi um momento importante para refletir sobre a humanização do parto. “A proposta da exibição do documentário é trazer à tona a questão do aspecto natural do parto e seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Diante de um cenário de aumento vertiginoso no número de cesáreas, essa discussão é muito relevante para estes futuros enfermeiros”, explicou.

Os professores das disciplinas Psicologia e Bioestatística do curso, Jatairu Nunes e Norma Coelho, respectivamente, também participaram da exibição junto de suas turmas. “Sem dúvida os aspectos positivos do parto natural devem ser levados em conta. É um discussão que vai muito além e é fundamental que a Faculdade proporcione esta experiências aos acadêmicos”, arrematou Jatairu Nunes.


 

Downloads

Manual de Monografia
Baixar

Galeria

Veja Também

06/08/2013
Institucional

especialistas-querem-residencia-pedagogica-para-docente

Projeto está sob análise desde 2012 e ainda não tem data para ser votada A obrigatoriedade da experiência em sala de aula para obter o título de professor é um consenso entre especialistas em formação docente. Mas como deve ser o estágio ainda causa dúvidas. Na USP, melhor universidade do país de acordo com o RUF (Ranking Universitário Folha), a Faculdade de Educação estipula o estágio por etapas ao longo do curso. A cada nova modalidade aprendida, por exemplo o ensino de artes, o estudante faz um estágio correspondente. “Isso faz com que o aluno aproveite o conteúdo em aula para aplicar no estágio”, explica Marcos Neira, coordenador da Comissão de...

14/09/2015
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura & Urbanismo da UNIJIPA receberam palestras sobre Impermeabilizantes na Construção Civil

No último dia 24 de agosto, acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) participaram da palestra ministrada por Tiago Lima, representante da Otto Baumgart (Vedacit) sobre Impermeabilizantes na Construção Civil. A atividade foi realizada das 19h30 as 21h, no laboratório de Projetos e Expressão Gráfica.

08/03/2017
Institucional

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Ser mulher é fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem se perder. É ir ao banheiro acompanhada. É sempre ter a bolsa cheia de coisas e ainda assim encontrar o que precisa. Ser mulher é maravilhoso! É divertido. É saber passar o batom, sem borrar, com o carro em movimento. É se contradizer várias vezes por dia e sempre estar certa. É estar determinada a realizar todos os sonhos que tem, não importa o quanto estes pareçam inalcançáveis. A mulher sempre dá um jeito. Mulher é guerreira ao sobreviver a dupla jornada, ao trabalhar e estudar. Sem contar, muitas vezes, a terceira...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem