Área Restrita

Aumenta o número das mulheres na Contabilidade

03/11/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Carreira ainda dominada pelos homens apresenta forte avanço feminino nos últimos 20 anos. Tendência é de elas predominarem na próxima década graças à exigência de formação superior.


Quem achava que o profissional de contabilidade era quase sempre um homem extremamente formal, de poucas palavras e ocupado com série de cálculos vai se surpreender com as estatísticas. O perfil mudou e a contabilidade hoje usa saia, tem proximidade com a clientela e domina com facilidade múltiplas tarefas simultâneas.


“O toque feminino está ajudando a sociedade a entender o complicado mundo contábil. Com o avanço da mulher nesse mercado, percebemos mudanças no exercício da profissão, agregando o saber ouvir e a sensibilidade na conversa e na forma de interagir”, destaca Sandra Maria Batista, a primeira mulher presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-DF), em seus 54 anos de existência.


Os homens ainda são maioria, mas a participação feminina vem crescendo. Pesquisa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostra que, nos últimos 10 anos, mais de 85 mil mulheres ingressaram na carreira. Em 1996, elas eram 27,45% do total e, em 2013, passaram para 33,9%. “Em cinco anos, o número tende a se igualar ou até ultrapassar”, aposta Sandra, considerando o avanço das mulheres nos cursos de ciências contábeis, nos quais ocupam 41,53% das cadeiras em sala de aula.



As contadoras admitem sofrer discriminação em alguns momentos, mas jamais pensam em desistir. No dia em que mais de 130 mulheres recebiam sua carteira do CFC, um grupo que atua no mercado há mais de cinco anos avaliou a crescente demanda pelas ciências contábeis.


Fonte: Comunicação CFC

Imagem: Acervo

 

 

Veja Também

18/05/2018
Graduação

Acadêmicos de Pedagogia participam de uma visita técnica a escola Marcos Bispo

Os acadêmicos do 4º e 5º período de Pedagogia participaram de uma visita técnica à E. E. E. F. M. Marcos Bispo de Ji-Paraná, na última quinta-feira (17). Na ocasião, os alunos puderam conhecer o funcionamento do Laboratório de Informática Educativa (LIE) e foram recebidos pela equipe gestora da escola e pela professora de Multimeios, Ivone Santos. Que aproveitou a visita e demonstrou aos alunos o uso e a instalação da Lousa Digital disponível nas escolas pelo Programa PROINFO.   Em seguida, a professora de Educação e Tecnologia, Simone Moris, relatou a turma as características...

28/11/2017
Institucional

Conheça todas as formas de estudar na Unijipa e os descontos disponíveis

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, no processo seletivo 2018.1, está disponibilizando 15 cursos de graduação, incluindo os três novos: Publicidade e Propaganda, Nutrição e Engenharia de Produção. Sendo que vários cursos são nota 4 no conceito do Ministério da Educação (MEC), enquanto a maior nota é 5. Você pode ingressar na instituição de maneiras variadas e ainda garantir descontos incríveis. Veja em qual desses formatos você se encaixa melhor:   Vestibular agendado O atual processo seletivo da instituição é...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem