Área Restrita

Aumenta o número das mulheres na Contabilidade

03/11/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Carreira ainda dominada pelos homens apresenta forte avanço feminino nos últimos 20 anos. Tendência é de elas predominarem na próxima década graças à exigência de formação superior.


Quem achava que o profissional de contabilidade era quase sempre um homem extremamente formal, de poucas palavras e ocupado com série de cálculos vai se surpreender com as estatísticas. O perfil mudou e a contabilidade hoje usa saia, tem proximidade com a clientela e domina com facilidade múltiplas tarefas simultâneas.


“O toque feminino está ajudando a sociedade a entender o complicado mundo contábil. Com o avanço da mulher nesse mercado, percebemos mudanças no exercício da profissão, agregando o saber ouvir e a sensibilidade na conversa e na forma de interagir”, destaca Sandra Maria Batista, a primeira mulher presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-DF), em seus 54 anos de existência.


Os homens ainda são maioria, mas a participação feminina vem crescendo. Pesquisa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostra que, nos últimos 10 anos, mais de 85 mil mulheres ingressaram na carreira. Em 1996, elas eram 27,45% do total e, em 2013, passaram para 33,9%. “Em cinco anos, o número tende a se igualar ou até ultrapassar”, aposta Sandra, considerando o avanço das mulheres nos cursos de ciências contábeis, nos quais ocupam 41,53% das cadeiras em sala de aula.



As contadoras admitem sofrer discriminação em alguns momentos, mas jamais pensam em desistir. No dia em que mais de 130 mulheres recebiam sua carteira do CFC, um grupo que atua no mercado há mais de cinco anos avaliou a crescente demanda pelas ciências contábeis.


Fonte: Comunicação CFC

Imagem: Acervo

 

 

Veja Também

21/10/2013
Institucional

curso-de-pedagogia-realiza-peca-teatral-para-o-dia-das-criancas

Plateia foi composta por filhos de funcionários e alunos da instituição     Em comemoração ao Dia das Crianças acadêmicos do curso de Pedagogia apresentaram a peça “O Casamento de Dona Baratinha”, no último dia 10 de outubro, na sala pedagógica da instituição, destinado à crianças de 3 à 8 anos, filhos de funcionários e acadêmicos da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. De acordo com a Coordenadora de Pedagogia, professora Raquel Matos, a peça foi um grande sucesso e contou com total aprovação das crianças. “Além de assistirem a peça teatral apresentada pelos próprios acadêmicos do curso de Pedagogia, as crianças puderam saborear um delicioso lanche...

26/02/2013
Institucional

2013-ano-da-contabilidade-no-brasil

Clique aqui e saiba mais sobre essa Campanha   O ano de 2013 será, sem dúvida, um dos mais importantes para a Contabilidade brasileira. Lideranças e órgãos ligados à profissão estão se unindo para que toda a sociedade saiba e reconheça o verdadeiro papel do profissional da contabilidade. Conheça, a seguir, um pouco do projeto. Apresentação Muito embora a profissão contábil venha conquistando espaço nos cenários nacional e internacional, o contexto das organizações públicas e privadas ainda necessita de maior reconhecimento. A sociedade, de maneira geral, ainda tem uma imagem distorcida e distante do atual momento que vivenciamos na profissão. O CFC, entendendo...

26/05/2015
Institucional

Começaram ontem as inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram ontem (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

11/12/2017
Institucional

Unijipa abre cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física

De acordo com a Portaria Nº 1.251, publicada no dia 7 de dezembro de 2017, no Diário Oficial da União, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná está autorizada a abrir os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física. Além desses, a Unijipa já havia anunciado 3 novos cursos, sendo: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção e Nutrição. As novas turmas iniciaram em 2018.1.   Educação Física - Bacharelado O bacharel em Educação Física tem diferentes campos de atuação:...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem