Área Restrita

O que faz o Engenheiro Ambiental?

14/04/2015
Notícias
Graduação

 

A grande função deste engenheiro é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas. Na prática, este bacharel projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos.

 

É responsável pela avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias, construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. Pode trabalhar em secretarias municipais e estaduais, ou em polos industriais.

 

O tecnólogo costuma trabalhar em parceria com o engenheiro, principalmente, na área de saneamento básico – na construção e na manutenção de redes de água, esgoto e coleta e disposição de lixo. Ambos podem lidar, ainda, com a construção de sistemas de drenagem, para prevenir enchentes. É possível ingressar na carreira com um curso superior de tecnologia.

 

MERCADO DE TRABALHO - A Política Nacional de Resíduos Sólidos, do governo federal, estabelece normas rígidas para o descarte de lixo: até 2014 todos os municípios têm de erradicar os lixões e fazer a compostagem do lixo orgânico. Isso já dá uma ideia do mercado que se abre no setor público. O saneamento no Brasil tem, ainda, outras prioridades, principalmente na coleta de esgoto (veja o quadro Fique de olho). No setor privado, merecem destaque a recuperação de áreas degradadas e as ações de sustentabilidade, cobradas com ênfase cada vez maior das indústrias. Grandes construtoras e empresas de energia também demandam estes profissionais, para avaliar e prevenir o impacto ambiental nas obras e manutenção das operações de extração de petróleo, hidrelétricas e termelétricas. As oportunidades são maiores nas capitais e cidades de médio porte e nas regiões de concentração industrial e agrícola, no Sudeste e Sul.

 

Fonte: Guia do Estudante

 

Veja Também

10/05/2017
Institucional

Participe da promoção “Conheci meu amor na Unijipa”

    Inicia nesta quarta-feira (10) a promoção “Conheci meu amor na Unijipa”, com o objetivo de captar histórias de amor reais que iniciaram na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. Podem participar da promoção todos os alunos e ex-alunos dos cursos de Graduação ou Pós-Graduação e colaboradores que tenham vivido ou vivam uma história de amor que iniciou na instituição.   Para participar da promoção, o interessado deve enviar uma história de amor real que iniciou na Unijipa, preenchendo o formulário de inscrição...

30/03/2016
Graduação

Vem aí o Dia Feliz 2016

      Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores e parceiros Supermercado Tai T-14 (Lígia Tomasi), Taí Max (Ailton Tomasi), Batalhão de Polícia Militar (Comandante Coronel Oziel Basílio Paradela ), Café O Urupá (Guido Framinio Coleto Junior), Bernardo Alimentos ( Luiz Bernardo), CEUJI/ULBRA (Projeto de Acupura /Jeferson Salve), Biscoitos Mabel (Cristian Iaccino), Supermecado Super 10 (Mercino José Da Silva), Guisel Bombas Injetora (Alaercio Gurgacz Guisel),Studio R Pilates (Mayara Rocha Lima), Ana Paula Coelho Ramos ( Professora de Caratê e Defesa Pessoal), Rosevaldo Gomes, Mineira Distribuidora...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem