Curso de Pedagogia da UNIJIPA retoma as atividades

30/07/2015

Através dos trabalhos do Prof.º Luciano Osmar Menezes, acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) retomaram as atividades com a disciplina “Filosofia da Educação”, aplicada na última quarta-feira (29) na sala 17 da instituição.

De acordo com Menezes, as atividades visaram a integração e o envolvimento entre os acadêmicos. “Os alunos escreveram em uma folha o que é fundamental para obtermos a Filosofia nos processos educacionais. Foram compartilhados também o plano de ensino da disciplina, perfil do egresso, competências, habilidades, conteúdos e bibliografias.”, explicou o docente.

O CURSO DE PEDAGOGIA - A Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático do ato educativo e de sua práxis pedagógica concreta, respeitando a diversidade humana, tornando viável o fazer, o sentir e o pensar deste processo, a partir das bases epistemológicas das várias ciências. Nesse contexto, visa ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças, jovens e adultos, nas instâncias educacionais formais e informais. O curso destina-se à formação do pedagogo preparado para atuar como professor, pesquisador e gestor educacional, desenvolvendo um currículo estruturado em base de rede de saberes contextuais. O papel do pedagogo, hoje, é bastante amplo. Cabe a ele, por exemplo, atuar na formação de professores e no planejamento e funcionamento de cursos, escolas e instituições de ensino de uma forma geral. É o único profissional habilitado - por lei e formação - a preparar, administrar e avaliar currículos, orçamentos e programas escolares, além de poder atuar em atividades de pesquisa.