Área Restrita

UNIJIPA promoveu a palestra “Saúde e Educação com Povos Indígenas na Amazônia”

02/10/2015
Notícias
Graduação

 

Com realização no dia 15 de setembro, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) recebeu a palestrante, professora e colaboradora do Athenas Grupo Educacional de Ji-Paraná Dr.ª Maria Conceição de Lacerda para a promoção da palestra “Saúde e Educação com Povos Indígenas na Amazônia”, nos eixos Medicina Tradicional e Prática Terapêutica das Populações da Amazônia e saber local.

 

Estiveram presentes na ação os acadêmicos do 5º período de Enfermagem da Disciplina de Saúde das Populações Tradicionais da Amazônia Legal, ministrada pelo Prof.º Alexandre Zandonadi Meneguelli; 6º Período do curso de Pedagogia da disciplina de Educação das Populações Tradicionais da Amazônia Legal, ministrada pela Prof.ª Andreia Pereira; Coordenadora do curso de Enfermagem da UNIJIPA, Sonia Maria Ribeiro e a Coordenadora do curso de Pedagogia Sandra Bertola.

 

A Historiadora e Doutora em Antropologia com larga experiência em questões indígenas na Amazônia abordou temas relacionados à Saúde e Educação com povos indígenas na Amazônia, agregando valores culturais da educação, populações tradicionais, diversidade, cultura hegemônica, patrimônio cultural, ambiente e imaterial.

 

O Prof.º Alexandre Zandonadi Meneguelli destacou os pontos mais importantes da presença da palestrante no ciclo de informações apresentado. “Hoje no estado de Rondônia e demais estados existe uma grande demanda de profissionais da Enfermagem e da Educação para atuar em comunidades indígenas. É importante compreender as questões culturais desses povos para que possam atuar em conjunto e desenvolver uma relação de harmonia entre o etno conhecimento e o conhecimento cientifico.  Envolvendo também uma forma de proporcionar a interdisciplinaridade entre cursos da área da saúde e da educação, sendo que as duas áreas profissionais, principalmente em comunidades tradicionais, precisam ter esses laços estabelecidos e fortes para melhores condições de atendimento escolar e da saúde desses grupos étnicos, que são marcantes em nossa região e com grande importância para o desenvolvimento da Amazônia. Agradeço a presença da Dr.ª Maria Lacerda pela enorme contribuição fornecida para todos nós presentes. ”, finalizou Meneguelli.

 

 

Galeria

Veja Também

05/06/2013
Institucional

conheca-as-regras-para-conseguir-bolsas-de-pos-graduacao-no-brasil-

Existem três maneiras de obter-se financiamento para custear pós-graduações Quem está interessado em fazer pós-graduação no Brasil, deve saber que existe pelo menos três fontes de financiamento para bolsas de mestrado e doutorado: a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Em geral, as bolsas de mestrado têm duração de 24 meses (2 anos) e as de doutorado, de 48 meses (4 anos). Os valores variam bastante entre as fundações estaduais de amparo, mas grande parte delas usa como base a remuneração da Capes e do...

24/02/2017
Graduação

Alunos de psicologia participam de palestra com tema “Deficiência ou Incapacidade?”

Os alunos de psicologia da Unijipa participaram de uma palestra com o tema: “Deficiência ou Incapacidade?”, ministrada pela psicóloga Cristiane de Figueiredo Santos. A mesma é portadora de deficiência auditiva, sendo assim, ao longo da palestra usou sua deficiência para exemplificar. Com muita didática sensibilizou a todos os presentes, demonstrando que sua audição não a impediu de realizar seus sonhos. Também enfatizou a importância da aceitação do próprio surdo, para que não haja vitimização da própria deficiência, além da importância...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem