Área Restrita

CONNEPI aprovou artigo de acadêmicos de Enfermagem da UNIJIPA

26/10/2015
Notícias
Graduação

 

Acadêmicos do 5º Período de Enfermagem, da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), tiveram artigo científico aprovado pelo Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). O evento é promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

 

Os acadêmicos Wanderson Mendes da Silva, Celina Francisca dos Santos Matta, Mirian Shell e Tatiane Mendes da Silva, desenvolveram um ensaio teórico na Disciplina de Epidemiologia, no primeiro semestre de 2015 com o título de “TAXA DE INCIDÊNCIA DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA, NO PERÍODO DE 2010 A 2014. ”, orientados pelo Prof.º Alexandre Zandonadi Meneguelli. “A 10ª edição do CONNEPI acontecerá em Rio Branco (AC), do dia 30 de novembro a 3 de dezembro, com coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). O Prof.º Zandonadi teve mais dois artigos aprovados para publicação e apresentação no evento. Em nome do curso de Enfermagem da UNIJIPA, eu quero estender as minhas felicitações para todos. Esses resultados são frutos de muito empenho, além de serem motivos de muito orgulho para todos nós. ”, finalizou a Coordenadora do curso, Sônia Ribeiro.

 

O CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIJIPA - Por ser designado classicamente como a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos, sendo estudado a fundo também os aspectos psicológicos e interpessoais da relação entre enfermeiro e paciente. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.

 

 

Veja Também

03/04/2012
Institucional

historias-em-quadrinhos-facilitam-o-aprendizado

  Os números refletem a penetração desse tipo de história em públicos de diversas faixas etárias   Os números refletem a penetração desse tipo de história em públicos de diversas faixas etárias  As histórias em quadrinhos são lidas por 30% dos leitores do País, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 e divulgada nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O dado representa um aumento em relação a 2007, quando eram 22%. As HQs ficam à frente até mesmo de textos escolares, de internet e de livros digitais, abaixo apenas de revistas, livros, jornais e livros didáticos em número de leitores. O estudo...

24/03/2015
Institucional

Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão do conteúdo escolar em matérias

A campainha toca, mas, em vez da aula de História, começa a aula de “Primeira Guerra Mundial”, planejada em conjunto pelos professores especialistas em História, Geografia, Línguas Estrangeiras e (por que não?) pelo professor de Física que achou que seria uma boa oportunidade para trabalhar os conceitos de Balística. À tarde, outro sinal, mas os alunos não vão ter aula de Biologia. Hoje a aula é sobre “Ecossistema Polar Ártico”, ministrada pelos professores especializados em Biologia, Química, Geografia e o de Matemática, que percebeu que os dados sobre o derretimento das geleiras seriam úteis para o estudo de Estatística.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem