Área Restrita

CONNEPI aprovou artigo de acadêmicos de Enfermagem da UNIJIPA

26/10/2015
Notícias
Graduação

 

Acadêmicos do 5º Período de Enfermagem, da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), tiveram artigo científico aprovado pelo Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). O evento é promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

 

Os acadêmicos Wanderson Mendes da Silva, Celina Francisca dos Santos Matta, Mirian Shell e Tatiane Mendes da Silva, desenvolveram um ensaio teórico na Disciplina de Epidemiologia, no primeiro semestre de 2015 com o título de “TAXA DE INCIDÊNCIA DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA, NO PERÍODO DE 2010 A 2014. ”, orientados pelo Prof.º Alexandre Zandonadi Meneguelli. “A 10ª edição do CONNEPI acontecerá em Rio Branco (AC), do dia 30 de novembro a 3 de dezembro, com coordenação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). O Prof.º Zandonadi teve mais dois artigos aprovados para publicação e apresentação no evento. Em nome do curso de Enfermagem da UNIJIPA, eu quero estender as minhas felicitações para todos. Esses resultados são frutos de muito empenho, além de serem motivos de muito orgulho para todos nós. ”, finalizou a Coordenadora do curso, Sônia Ribeiro.

 

O CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIJIPA - Por ser designado classicamente como a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos, sendo estudado a fundo também os aspectos psicológicos e interpessoais da relação entre enfermeiro e paciente. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. Se seguir carreira acadêmica, pode desenvolver pesquisas e trabalhos científicos.

 

 

Veja Também

25/08/2017
Graduação

Mesa Redonda em Comemoração ao Dia do Psicólogo

Todos os acadêmicos e professores de Psicologia participaram, nessa última quinta-feira (24), de uma mesa redonda, composta pela Drª: Magaly Silva de Oliveira, conselheira e tesoureira do CRP-20; pela psicóloga Esp. Camila Brito Pereira e pelo psicólogo Esp. Romilto Lopes. O evento foi realizado em comemoração ao dia do psicólogo.   Os temas abordados durante o evento, foram “Psicologia de Emergências e Desastres”, “Hipnose e Psicoterapia Ericksoniana” e “Atuação do Psicólogo Clínico em Início de Carreira”. A abertura contou com a apresentação...

04/09/2015
Institucional

Gasto em educação pode ser mais eficiente, diz diretora do Banco Mundial

A diretora do Banco Mundial, Cláudia Costin, disse hoje (3) que o governo brasileiro poderia, a partir do ajuste fiscal, analisar a eficiência dos investimentos em educação. “Podemos aproveitar a crise para fazer um grande balanço de onde estamos gastando o dinheiro da educação. Muitas vezes se gasta mal o dinheiro na área", afirmou Cláudia Costin, que participou, nesta quinta-feira, no Rio, do Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública, promovido pelo Instituto Unibanco e a Folha de S.Paulo.

20/07/2017
Institucional

PROLER 2017/2

O Athenas Grupo Educacional, no seu compromisso de formar cidadãos e profissionais qualificados, pretende por meio do projeto de leitura interdisciplinar atuar em consonância com o eixo estratégico de fomento a leitura e formação, promovendo o desenvolvimento tanto em nível individual (formação de leitores), quanto acadêmico, promovendo produções técnico-científicas. Sendo assim, essa atividade tem como objetivo desenvolver as habilidades relacionadas à leitura como a compreensão, reflexão, interpretação, valorizando a aquisição de linguagens literárias,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem