Turma de Engenharia Ambiental realizou visita técnica ao Aterro Controlado do Município de Ji-Paraná

13/04/2016

Acadêmicos do 1º período do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), realizaram, no último dia 09 de abril, das 08h às 11h30, uma visita técnica ao Aterro Controlado localizado no município de Ji-Paraná (RO). Os acadêmicos foram deslocados através de um ônibus liberado pelo vereador Edilson Vieira. Toda a atividade foi supervisionada pela Coordenadora do curso, Inês Nalita D'avila de Lima.

O QUE SÃO ATERROS CONTROLADOS?! - Segundo a NBR 8849/1985 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, poluição localizada, não havendo impermeabilização de base (comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas), nem sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou de extração e queima controlada dos gases gerados. O aterro controlado é preferível ao lixão, mas apresenta qualidade bastante inferior ao aterro sanitário.

“A visita técnica teve como premissa mostrar a importância do Engenheiro Ambiental diante das problemáticas ambientais existentes no município de Ji-Paraná, procuramos desenvolver análises prévias dos meios de mitigação dos impactos existentes. Nessa perspectiva todos os acadêmicos foram recebidos pelo presidente da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Ji-Paraná (COOCAMARJI), Sr.º Celso Luiz, que apresentou parte dos cooperados, tendo estes relatado as dificuldades existentes, durante a coleta dos resíduos. Com a visita técnica os alunos proporcionaram aos cooperados um café da manhã, com objetivo de promover uma aproximação e diálogo acerca da realidade dos catadores. ”, finalizou Lima.

Fonte: Portal Resíduos Sólidos (PRS)