Acadêmicos do curso de Engenharia Civil vivenciaram as dinâmicas do Projeto 300

10/05/2016

Nos dias 09 e 10 de maio, ocupando as dependências da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), os acadêmicos do curso de Engenharia Civil participaram das dinâmicas do Projeto 300, através dos trabalhos da disciplina de Cálculo. Estiveram presentes os docentes Paulo Malicka Musiau, Cesar Augusto Limberger e a Coordenadora do curso, Sergiana Coelho Nobre.

“O projeto 300 consiste em uma metodologia inovadora de ensino, que busca a partir da aprendizagem ativa e colaborativa melhorar o desempenho acadêmicos dos estudantes. O projeto Trezentos foi fruto do meu trabalho e garantiu à UnB o Prêmio Santander Guia do Estudante — Destaques do Ano de 2015.”, explicou Fragelli.

“Como diz o jargão popular “a vida imita a arte”, mas há momentos em que a arte inspira a vida, e foi isso que aconteceu com professor Dr. Fragelli ao elaborar o projeto 300 de educação. Ao comparar a união de um grupo estudantil ao seleto exército de elite da ficção cinematográfica, onde qualquer ponto fraco no grupo deve ser considerado como um flanco aberto ao inimigo e portanto passível de correção, o Dr. Fragelli imaginou que ninguém melhor que os membros do próprio grupo para transmitirem àqueles menos privilegiados as habilidades necessárias ao nivelamento de uma classe. Estas idéias que foram trazidas ao conhecimento do corpo docente da UNIJIPA. A implementação de tal metodologia trouxe uma total transformação no perfil de 90% dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, que tinham dificuldades em matérias de cálculo, e que por sua complexidade desestimulava a maioria absoluta dos alunos a buscar uma boa performance nesses tópicos. Restou comprovada a tese do professor de que uma vez identificados aqueles que detêm maior facilidade para cálculos e por consequência notados os que não conseguem evoluir nesses temas, o estudo em grupos liderados pelos que obtiveram melhores notas, incentiva o aprendizado dos menos eficientes, por diversos fatores ligados à comunicação e psicologia. Os resultados obtidos foram de tal forma positivos que em um grupo de 50 alunos, onde apenas 5 se destacavam e 45 tinham dificuldades, ao final apenas 5 não conseguiram média suficiente a aprovação. Desta forma, evidenciada a eficiência do método. O método passou a ser adotado para as demais turmas de engenharia, através da seleção de matérias que se mostram indicadas à sua aplicação. Não restaram dúvidas de que este processo de aprendizado traz, de fato, incremento à qualidade dos acadêmicos, dentro de uma metodologia inovadora de ensino.”, finalizou Nobre.