Área Restrita

UNIJIPA comemora o dia do Enfermeiro

19/05/2016
Notícias
Graduação

 

No último dia 12 de maio, data em que se comemora anualmente O Dia do Profissional de Enfermagem, acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIJIPA prepararam uma homenagem para o corpo de professores do curso. Estiveram envolvidos na atividade, ocupando as dependências do Campus II, os docentes Miriam Gabriela Gomes da Silva, Carina Sena Padovan Ishida, Luciana Santana Martins, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, Cristiane Ferreira Silveira, Marcelo Erik Lopes, José Valter Ferreira dos Santos, e por fim, a Coordenadora do curso, Sônia Maria Ribeiro.

 

A ORIGEM DA ENFERMAGEM - A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência. Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionistas e teológicas, Mas, como o domínio dos meios de cura passaram a significar poder, o homem, aliando este conhecimento ao misticismo, fortaleceu tal poder e apoderou-se dele. Quanto à Enfermagem, as únicas referências concernentes à época em questão estão relacionadas com a prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes. As práticas de saúde mágico-sacerdotais, abordavam a relação mística entre as práticas religiosas e de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período corresponde à fase de empirismo, verificada antes do surgimento da especulação filosófica que ocorre por volta do século V a.C. Essas ações permanecem por muitos séculos desenvolvidas nos templos que, a princípio, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. Posteriormente, desenvolveram-se escolas específicas para o ensino da arte de curar no sul da Itália e na Sicília, propagando-se pelos grandes centros do comércio, nas ilhas e cidades da costa.

 

A programação especial teve início no dia 12 e irá se estender até o dia 20 de maio, conferindo homenagens às pioneiras de Enfermagem Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 nascimento) e Anna Nery (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, falecimento 20 de maio de 1880).

 

“Foi feita a todos os professores do curso uma homenagem sobre as suas habilidades e qualidades, sendo todos muito aplaudidos pelos acadêmicos. Fiquei emocionada pela homenagem, pois estou comemorando os meus 30 anos de profissão. É muito satisfatório ver o reconhecimento dos nossos acadêmicos, foi e está sendo um momento muito especial e grande valor para todos.”, concluiu Ribeiro.

 

Fonte: Medicina Intensiva

 

        

 

 

Galeria

Veja Também

26/08/2016
Graduação

Colaboradoras do Athenas Grupo Educacional colaram grau em Ciências Contábeis

Com cerimônia realizada ontem (25 de agosto), três colaboradoras do Athenas Grupo Educacional de Ji-paraná se formaram no curso de Ciências Contábeis da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), ocupando as dependências da casa Mediterrâneo Fest, localizada na BR 364 (KM 6). Na ocasião, todo o corpo docente da instituição se fez presente, assim como o Diretor Geral do Athenas, Prof. Dr. Aécio Alves Pereira.

29/03/2016
Institucional

Foi concluída mais uma etapa do curso de Formação de Gestores

Durante a tarde da última segunda-feira (28), colaboradores, diretores e mantenedores do Athenas Grupo Educacional estiveram participando de mais uma etapa do curso de Formação de Gestores, ministrado pelo Prof.º Márcio Vidal Gomes da Gama, através dos trabalhos da Fundação Dom Cabral, em parceria com a empresa JValério. A atividade aconteceu nas dependências da matriz do Athenas Grupo Educacional (Porto Velho), e contou com a participação dos mantenedores Dr.º Hildon Chaves, Dr.ª Ieda Chaves e Prof.º Dr.º Aécio Alves Pereira; dos Diretores Rosângela Silva (UNIJIPA), Eliene Ferreira (FAP), Paulo Strieder (FSP), Elvys Oliveira (FAPAN) e Dawerson Ramos (FAMETA), além dos colaboradores...

13/04/2012
Institucional

projeto-de-brinquedoteca-ganha-adesao-da-comunidade

Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destaca graças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade.   Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), desde o último mês de março desenvolve um projeto que já se destacagraças a grande aceitação da comunidade. O trabalho consiste em abrir as portas da brinquedoteca da instituição para os filhos de alunos e funcionários da faculdade. As primeiras experiências com a ação foram realizadas...

08/04/2015
Institucional

Braille proporciona aos deficientes visuais autonomia e autoestima

O ensino em Braille no DF é oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que possui em todos os seus campi os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne). A professora de Braille há 18 anos, servidora do IFB, Girlane Ferreira Florindo, afirmou, “o aluno cego, com o sistema Braille, consegue a inclusão e aprende de tudo, nossa ideia é ajudar os deficientes visuais e surdos a entrar no mercado de trabalho”.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem