Área Restrita

UNIJIPA comemora o dia do Enfermeiro

19/05/2016
Notícias
Graduação

 

No último dia 12 de maio, data em que se comemora anualmente O Dia do Profissional de Enfermagem, acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIJIPA prepararam uma homenagem para o corpo de professores do curso. Estiveram envolvidos na atividade, ocupando as dependências do Campus II, os docentes Miriam Gabriela Gomes da Silva, Carina Sena Padovan Ishida, Luciana Santana Martins, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, Cristiane Ferreira Silveira, Marcelo Erik Lopes, José Valter Ferreira dos Santos, e por fim, a Coordenadora do curso, Sônia Maria Ribeiro.

 

A ORIGEM DA ENFERMAGEM - A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência. Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionistas e teológicas, Mas, como o domínio dos meios de cura passaram a significar poder, o homem, aliando este conhecimento ao misticismo, fortaleceu tal poder e apoderou-se dele. Quanto à Enfermagem, as únicas referências concernentes à época em questão estão relacionadas com a prática domiciliar de partos e a atuação pouco clara de mulheres de classe social elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes. As práticas de saúde mágico-sacerdotais, abordavam a relação mística entre as práticas religiosas e de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos. Este período corresponde à fase de empirismo, verificada antes do surgimento da especulação filosófica que ocorre por volta do século V a.C. Essas ações permanecem por muitos séculos desenvolvidas nos templos que, a princípio, foram simultaneamente santuários e escolas, onde os conceitos primitivos de saúde eram ensinados. Posteriormente, desenvolveram-se escolas específicas para o ensino da arte de curar no sul da Itália e na Sicília, propagando-se pelos grandes centros do comércio, nas ilhas e cidades da costa.

 

A programação especial teve início no dia 12 e irá se estender até o dia 20 de maio, conferindo homenagens às pioneiras de Enfermagem Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 nascimento) e Anna Nery (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, falecimento 20 de maio de 1880).

 

“Foi feita a todos os professores do curso uma homenagem sobre as suas habilidades e qualidades, sendo todos muito aplaudidos pelos acadêmicos. Fiquei emocionada pela homenagem, pois estou comemorando os meus 30 anos de profissão. É muito satisfatório ver o reconhecimento dos nossos acadêmicos, foi e está sendo um momento muito especial e grande valor para todos.”, concluiu Ribeiro.

 

Fonte: Medicina Intensiva

 

        

 

 

Galeria

Veja Também

26/01/2015
Institucional

Vestibular “Você conectado ao futuro” aconteceu em quatro unidades do Athenas Grupo Educacional

Quatro unidades do Athenas Grupo Educacional (UNIJIPA, FAP, FSP e FAPAN) realizaram mais uma etapa do vestibular 2015/1 “Você conectado ao futuro” no último domingo (25). Mais de 400 vestibulandos prestaram prova nas quatro unidades, e foram recepcionados pela equipe de colaboradores de cada faculdade. Todos os processos seletivos tiveram início às 9h, exceto a FAP que começou às 8h da manhã.

11/11/2011
Institucional

academicos-de-administracao-organizam-i-encontro-de-notaveis

Na noite da última quinta-feira (10), no auditório do Hotel Maximus, os acadêmicos de Administração da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), promoveram o I Encontro de Notáveis. Compuseram a mesa, além do corpo diretivo da faculdade e o representante do Conselho Reginal de Administração, os empresários Alexandre Dartiballi e Alex Testoni, sendo estes últimos os convidados principais do evento, onde puderam falar sobre as suas vivências no meio empresarial.   As expectativas acerca do evento eram altas porque Testoni e Dartiballi, além de empreendedores bem sucedidos, também ocupam cargo de relevância pública, no caso, Alex Testoni prefeito de Ouro Preto do Oeste...

12/12/2012
Institucional

brasil-e-franca-firmam-parceria-de-concessao-de-bolsas-de-estudo

  Acordo visa ampliar as bolsas concedidas para estudantes dos dois países   Os governos do Brasil e da França vão ampliar a parceria para a concessão de bolsas de estudo para gradução e pós-graduação. Um memorando de entendimento será assinado hoje (11) pelos presidentes Dilma Rousseff e François Hollande (França), em Paris. Pelo acordo, em três anos, a França deverá receber cerca de 2 mil estudantes – nos níveis de doutorado e pós-doutorado. A ideia é que os estudantes de doutorado e pós-doutorado tenham condições de optar por três modalidades de bolsas - doutorado-sanduíche, doutorado pleno e estágio pós-doutoral. As condições de envio e recepção...

04/04/2016
Graduação

UNIJIPA participou do III Encontro Pedagógico de Educação de Trânsito

A Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA), através do curso de Pedagogia, esteve presente na terceira edição do Encontro Pedagógico de Educação de Trânsito, realizada nos dias 31 de março e 01 de abril nas dependências do Auditório da SEMED, no município de Ji-paraná (RO), em um trabalho conjunto do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET). O evento contou com a participação da comunidade, alunos do curso de pedagogia, da Polícia Militar, além dos Diretores de escolas públicas e particulares.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem