Alunos do curso de Engenharia Civil assistiram palestra do CREA

23/05/2016

No último dia 19 de maio (quinta-feira), acadêmicos  do 1º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA) particiiparam de uma palestra realizada pelo Engenheiro Civil, Assessor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RO), Sr.º Gesson Magalhães. As atividades foram realizadas no Campus I da instituição.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia é uma autarquia federal instituída por lei específica para fiscalizar o exercício das profissões, no sentido de promover a valorização profissional e garantir a efetiva participação de profissionais habilitados nas áreas da Engenharia e Agronomia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

“Em suma, o CREA é responsável por regular as atividades profissionais, onde verificam, orientam e fiscalizam o exercício das profissões, evitando a prática ilegal das atividades, tanto em nível superior quanto em nível técnico. Abordamos temas relacionados ao sistema CONFEA/CREA e MUTUA, legislação específica da profissão de Engenheiro Civil, atentando os futuros engenheiros aos seus direitos e deveres. Por último, falamos sobre o programa CREA JR. RO. Neste ultimo tópico, explicamos aos alunos como funciona o CREA JR., que tem como missão aproximar o futuro profissional aos sistemas anteriormente citados, promovendo a formação de jovens lideranças, a fim de contribuir de forma inovadora para o desenvolvimento de profissionais, prezando pela ética em defesa da sociedade.”, explicou o palestrante.

Segundo a coordenadora do curso, Sergiana Nobre, o evento  teve como explicar a importância de se conhecer a legislação e normas técnicas que envolvem o curso, além de apresentar o conselho que fiscaliza a profissão e a valoriza. “O entendimento de legislações do CREA para prática da profissão do engenheiro civil e do funcionamento do sistema CONFEA e MÚTUA é de suma importância para que os acadêmicos comecem a compreender o mundo da engenharia ao qual já estão inseridos.”, finalizou Nobre.