Acadêmicos de Engenharia Civil participaram da aula “Física na Engenharia Civil”

27/05/2016

No último dia 24 de maio, acadêmicos do 2º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA), participaram da aula “Física na Engenharia Civil”, ministrada pela Prof.ª Juliana Bessa de Almeida, ocupando as dependências do laboratório de Física. A atividade fez parte dos trabalhos da disciplina “Física I”.

A aula teve como objetivo implementar ações que melhorem o interesse dos estudantes pela disciplina, além de mostrar as possibilidades de utilizar essas aulas como lócus para raciocinar, para compreender as causas e os efeitos que ocorrem no nosso cotidiano.

“No primeiro momento, na aula Prática Experimental I, foi abordado o tema plano inclinado - verificando seus componentes horizontal e vertical. O objetivo dessa aula foi de demonstrar aos alunos análises a respeito do equilíbrio de um corpo em um plano inclinado sob a ação de forças; entender os conceitos básicos de operação de um plano inclinado e testar experimentalmente a lei física que determina a condição de equilíbrio em um plano inclinado. Em seguida, foi realizado ensaio para se obter equilíbrio das forças, e teve como objetivo verificar experimentalmente o equilíbrio de forças usando um dispositivo conhecido como mesa de forças e determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não.”, explicou Juliana.

“Segundo Ausubel (1980), essa prática, a da experimentação, pode auxiliar, também, na tomada de decisões, porque aprimora a observação, a paciência e a curiosidade. A prática em laboratório é uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que, além de cumprir o conteúdo previsto, forma indivíduos capazes de construir sua marca na sociedade como seres humanos desenvolvidos, críticos e sensíveis, tornando-os cidadãos ativos e participantes, efetivamente agentes de transformação.É importante que os alunos vejam na prática aquilo que lhes é ensinado em sala de aula, de modo que eles consigam assimilar o conteúdo abordado com mais propriedade, estimulando e facilitando o aprendizado.”, finalizou a Coordenadora do curso, Sergiana Nobre.