Área Restrita

Acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciaram a metodologia do Projeto 300

08/06/2016
Notícias
Graduação

 

Através dos trabalhos das docentes Andréia Maria Pereira, Rosângela Aparecida da Silva Falqueto, Mirian Gabriela Gomes da Silva, Célia Maia Peres Galvão (Coordenadora do curso de Pedagogia) e Rosângela Aparecida da Silva (Diretora da UNIJIPA), acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA) participaram de uma dinâmica formulada através de conceitos do projeto “Contaê”, de criação do Prof. Ricardo Fragelli, também idealizador do “Rei da Derivada” e do “Projeto 300”. As atividades foram realizadas no dia 28 de maio de 2016.

 

O desafio surgiu da Prof.ª Andréia, ministrante da disciplina de “Metodologia do ensino de Língua Portuguesa” e da Prof.ª Rosângela, ministrante da disciplina de “Avaliação Educacional”. As docentes adaptaram uma das técnicas para a Pedagogia, surgindo então o “Contaê – Contação de histórias com chapéus”. “Os acadêmicos do 5º período de Pedagogia compraram a ideia na primeira conversa e todos se divertiam previamente pensando em como seriam os chapéus e as apresentações. Por ser uma atividade interdisciplinar teve de ser realizada em um sábado. A idéia básica foi contar histórias com recursos variados e elaborar instrumentos de avaliação sobre as histórias contadas. Os instrumentos deveriam seguir as orientações da taxionomia de Bloon. Toda a organização do espaço e das atividades ficaram a cargo dos acadêmicos que foram previamente divididos em grupos, e tiveram 1 mês para montar suas apresentações. Tivemos apresentações de teatros, com avental, com fantoches e ¨teatro mudo¨. E todos estavam desde o início com seus chapéus. Ao final cada um explicou o motivo de ter customizado o chapéu daquela ou desta forma, e assim premiamos o melhor chapéu.”, explicou Pereira.

 

De acordo com a Coordenadora Célia, o objetivo foi incentivar cada vez mais o fator “interatividade”. “A intenção visou melhorar a captação do conhecimento para os acadêmicos do curso, através das Metologias Ativas, propostas pelo Projeto 300. Existem várias maneiras de se trabalhar contos, e é através destas contações de histórias que os alunos aprendem se divertindo.", finalizou a coordenadora.

 

 

    

 

Galeria

Veja Também

13/01/2015
Institucional

Ministro da Educação anuncia oficialmente os resultados do Enem 2014.

Em coletiva de imprensa oficial realizada na tarde dessa terça-feira (13), o Ministro da Educação, Cid Gomes e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Francisco Soares, divulgaram os resultados médios do Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado em 2014. Aproximadamente 6,2 milhões de pessoas participaram do processo. De acordo com as competências, as médias dos inscritos foram: Ciências Humanas (546,5), Ciências da Natureza (482,2), Linguagens e Códigos (507,9) e Matemática (473,5).

16/10/2015
Institucional

Fundação Dom Cabral promoveu mais um encontro PAEX

Durante a manhã da última quarta-feira (14), colaboradores, diretores e mantenedores do Athenas Grupo Educacional estiveram participando de mais uma etapa do curso de Formação de Gestores, ministrado pelo Prof.º Márcio Vidal Gomes da Gama, através dos trabalhos da Fundação Dom Cabral em parceria com a J. Valério. A atividade aconteceu nas dependências da matriz do Athenas Grupo Educacional (Porto Velho), e contou com a participação dos mantenedores Dr.º Hildon Chaves, Dr.ª Ieda Chaves e Prof.º Dr.º Aécio Alves Pereira; dos Diretores Rosângela Silva (UNIJIPA), Paulo Strieder (FSP) e Elvys Oliveira (FAPAN), além dos colaboradores do Athenas Grupo Educacional de Porto Velho e...

08/07/2016
Institucional

UNIJIPA marcará presença na 37ª EXPOJIPA

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná estará presente durante todos os dias de atividades da 37ª Expojipa, um dos principais eventos agropecuários do estado de Rondônia. Em sua trigésima sétima edição, a feira será realizada entre os dias 9 e de 17 de junho, com diversas atrações musicais. O evento é organizado pela Associação Rural de Rondônia (ARR). No último sábado (02/07), cerca de 25 mil pessoas participaram da cavalgada oficial do evento.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem