Área Restrita

Acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciaram a metodologia do Projeto 300

08/06/2016
Notícias
Graduação

 

Através dos trabalhos das docentes Andréia Maria Pereira, Rosângela Aparecida da Silva Falqueto, Mirian Gabriela Gomes da Silva, Célia Maia Peres Galvão (Coordenadora do curso de Pedagogia) e Rosângela Aparecida da Silva (Diretora da UNIJIPA), acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA) participaram de uma dinâmica formulada através de conceitos do projeto “Contaê”, de criação do Prof. Ricardo Fragelli, também idealizador do “Rei da Derivada” e do “Projeto 300”. As atividades foram realizadas no dia 28 de maio de 2016.

 

O desafio surgiu da Prof.ª Andréia, ministrante da disciplina de “Metodologia do ensino de Língua Portuguesa” e da Prof.ª Rosângela, ministrante da disciplina de “Avaliação Educacional”. As docentes adaptaram uma das técnicas para a Pedagogia, surgindo então o “Contaê – Contação de histórias com chapéus”. “Os acadêmicos do 5º período de Pedagogia compraram a ideia na primeira conversa e todos se divertiam previamente pensando em como seriam os chapéus e as apresentações. Por ser uma atividade interdisciplinar teve de ser realizada em um sábado. A idéia básica foi contar histórias com recursos variados e elaborar instrumentos de avaliação sobre as histórias contadas. Os instrumentos deveriam seguir as orientações da taxionomia de Bloon. Toda a organização do espaço e das atividades ficaram a cargo dos acadêmicos que foram previamente divididos em grupos, e tiveram 1 mês para montar suas apresentações. Tivemos apresentações de teatros, com avental, com fantoches e ¨teatro mudo¨. E todos estavam desde o início com seus chapéus. Ao final cada um explicou o motivo de ter customizado o chapéu daquela ou desta forma, e assim premiamos o melhor chapéu.”, explicou Pereira.

 

De acordo com a Coordenadora Célia, o objetivo foi incentivar cada vez mais o fator “interatividade”. “A intenção visou melhorar a captação do conhecimento para os acadêmicos do curso, através das Metologias Ativas, propostas pelo Projeto 300. Existem várias maneiras de se trabalhar contos, e é através destas contações de histórias que os alunos aprendem se divertindo.", finalizou a coordenadora.

 

 

    

 

Galeria

Veja Também

07/05/2015
Institucional

Tecnologias estão mais presentes nas salas de aula na América Latina

No lugar do lápis e do caderno, os tablets e os smartphones aparecem cada vez mais nas salas de aula de diferentes países da América Latina. Pesquisadores apontam que este fenômeno estaria em seu impulso definitivo e que até poderia ser chamada de uma revolução tecnológica. Porém, tamanho aumento tem demonstrado carências e deficiências que a região ainda enfrenta. Entre os mais variados lugares, há iniciativas promissoras e inovadoras, mas o impacto das tecnologias no processo de aprendizagem ainda é um desafio sem resultado concreto.

29/07/2011
Institucional

unijipa-fecha-parceria-por-desconto-com-escola-de-idiomas

Na última quarta-feira (27), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – Unijipa, firmou parceria com a escola de idiomas Connecting Opportunities, que valerá descontos para os alunos da graduação e cursos técnicos da instituição para os cursos de inglês e espanhol da escola parceira. No acordo, ficou especificado que, aos acadêmicos seriam destinado 10% de desconto nas mensalidades.     Segundo a Adrielen Moraes, coordenadora pedagógica da escola Connecting Opportunities, a parceria que oferece descontos é apenas uma ação entre as instituições. “Nosso objetivo é afinar nosso trabalho para que as duas instituições atendam juntas à comunidade”, explicou, ressaltando...

11/10/2013
Institucional

nova-coordenadoria-da-unijipa-visa-para-relacionamento-com-o-academico

Reunião definiu os parâmetros da nova função Após reunião entre a Direção, coordenadores e corpo técnico, realizada no início do mês (2), foi decidido que a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) dará início às atividades da Coordenadoria de Relacionamento com o Discente. A nova coordenação tem como missão intermediar o relacionamento entre a instituição e o acadêmico. “Será uma equipe dedicada ao estudo e ao desenvolvimento de ações para consolidar o vínculo entre as pessoas e delas com a Unijipa, cujo foco principal é o acadêmico, suas dificuldades acadêmicas, financeiras, de adaptação, incertezas quanto às escolhas, ao futuro, suas...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem