Acadêmicos do curso de Pedagogia vivenciaram a metodologia do Projeto 300

08/06/2016

Através dos trabalhos das docentes Andréia Maria Pereira, Rosângela Aparecida da Silva Falqueto, Mirian Gabriela Gomes da Silva, Célia Maia Peres Galvão (Coordenadora do curso de Pedagogia) e Rosângela Aparecida da Silva (Diretora da UNIJIPA), acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-paraná (UNIJIPA) participaram de uma dinâmica formulada através de conceitos do projeto “Contaê”, de criação do Prof. Ricardo Fragelli, também idealizador do “Rei da Derivada” e do “Projeto 300”. As atividades foram realizadas no dia 28 de maio de 2016.

O desafio surgiu da Prof.ª Andréia, ministrante da disciplina de “Metodologia do ensino de Língua Portuguesa” e da Prof.ª Rosângela, ministrante da disciplina de “Avaliação Educacional”. As docentes adaptaram uma das técnicas para a Pedagogia, surgindo então o “Contaê – Contação de histórias com chapéus”. “Os acadêmicos do 5º período de Pedagogia compraram a ideia na primeira conversa e todos se divertiam previamente pensando em como seriam os chapéus e as apresentações. Por ser uma atividade interdisciplinar teve de ser realizada em um sábado. A idéia básica foi contar histórias com recursos variados e elaborar instrumentos de avaliação sobre as histórias contadas. Os instrumentos deveriam seguir as orientações da taxionomia de Bloon. Toda a organização do espaço e das atividades ficaram a cargo dos acadêmicos que foram previamente divididos em grupos, e tiveram 1 mês para montar suas apresentações. Tivemos apresentações de teatros, com avental, com fantoches e ¨teatro mudo¨. E todos estavam desde o início com seus chapéus. Ao final cada um explicou o motivo de ter customizado o chapéu daquela ou desta forma, e assim premiamos o melhor chapéu.”, explicou Pereira.

De acordo com a Coordenadora Célia, o objetivo foi incentivar cada vez mais o fator “interatividade”. “A intenção visou melhorar a captação do conhecimento para os acadêmicos do curso, através das Metologias Ativas, propostas pelo Projeto 300. Existem várias maneiras de se trabalhar contos, e é através destas contações de histórias que os alunos aprendem se divertindo.", finalizou a coordenadora.