Acadêmica do curso de Psicologia realizou palestra no Abrigo Municipal de Crianças

13/06/2016

No último dia 08 de junho, através dos trabalhos de Rosângela Martins Vieira, Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), as acadêmicas Rosana Murcia Baroni Paio e Graciele Montecchi ministraram uma palestra para os servidores do Abrigo Municipal de Crianças, abordando o tema “Relações interpessoais no trabalho”. As atividades ocuparam o auditório da Secretaria Municipal de Agricultura contando com a duração de 4h.

“O objetivo da palestra foi o atendimento de uma demanda do Ministério Público para que os servidores do Abrigo passassem por um programa de reciclagem, onde são realizadas palestras sobre variados temas referentes a situação de vulnerabilidade das crianças atendidas pela instituição e, para falar sobre Relações Interpessoais, a Diretora do Abrigo, Ynaiah Cremonese, solicitou a parceria da UNIJIPA para atender a esta solicitação. Na palestra, que foi ministrada pela acadêmica Rosana Paio, foram apresentados os cinco pilares das relações interpessoais: autoconhecimento, empatia, cordialidade, assertividade e ética. Ao final de cada conceito apresentado, foi realizada uma dinâmica envolvendo o tema para maior participação dos presentes e fixação do conteúdo. Os servidores responderam a questionamentos e encenaram situações que acontecem no seu cotidiano e formas de resolver os conflitos de maneira cordial. A segunda parte do evento teve como atividade a apresentação do filme “Crianças invisíveis” que é um documentário onde são apresentadas histórias de crianças em situação de vulnerabilidade como violência doméstica, drogas, abandono. O objetivo da exposição do filme foi levar aos servidores uma noção do estado emocional das crianças que vão para um abrigo e assim, suscitar a empatia e a atenção diferenciada que essas crianças precisam. Apesar da seriedade do tema, as acadêmicas proporcionaram um momento de descontração servindo pipocas e refrigerantes durante o filme. Ao final do evento os servidores afirmaram que foi de grande valia o conteúdo apresentado e que irão aplicar os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia.”, explicou Vieira.

A palestrante, Rosana Paio, destacou a importância e a relevância do trabalho que os servidores representam para as crianças. “Talvez a experiência no Abrigo seja a única oportunidade para estas crianças terem contato com valores humanos que todas precisam para se desenvolver e pode significar a diferença entre a vida e a morte delas, além de prevenir que muitos tomem um caminho errado em suas vidas. O empoderamento dos servidores como cuidadores responsáveis pelo destino de crianças desamparadas se reveste de um significado especial, quase uma missão divina e que por isso, também os torna pessoas e profissionais extremamente diferenciados. Todos devem se orgulhar do que fazem pois estão lidando com o que há de mais precioso: vidas humanas.” finalizou a palestrante.