Área Restrita

Acadêmicos de Enfermagem participam da homenagem ao Dia do Caminhoneiro

26/07/2017
Notícias
Graduação

Os acadêmicos de Enfermagem, das disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e III, participaram na última terça-feira (25) das atividades em homenagem ao Dia do Caminhoneiro e em prol do Julho Amarelo. Na ocasião, foram orientados pela Prof. Me. Emanoela Sousa.  A ação foi realizada em conjunto com a Empresa Rovema, a Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Detran e Sesi.

 

No evento, os alunos realizaram testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além de aconselhamento de educação em saúde, aferição de medidas antropométricas, mensuração de pressão arterial, exames de glicemia capilar e multivacinação.

 

Esse mês é conhecido como Julho Amarelo, com o objetivo de prevenir e controlar as hepatites virais. Amarelo porque é a cor que, geralmente, o infectado fica quando a doença se manifesta (Icterícia – amarelão). Esses vírus atacam o fígado, um dos principais órgãos do corpo humano, responsável por 500 funções fundamentais.

 

As hepatites mais comuns são A, B e C, cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante, como alicates de unha. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis.

 

A ação é muito importante, pois nos últimos 10 anos, 1.283 pacientes residentes em Ji-Paraná foram notificados com hepatites virais e mais 1.411 pacientes de outros municípios também foram notificados pelas Unidades de Saúde de Ji-Paraná. Para nossos acadêmicos, a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam em sala de aula é imprescindível e gera ótimos resultados. 

Galeria

Veja Também

12/05/2015
Institucional

Em 200 anos, português `brasileiro` pode se tornar língua autônoma; entenda

A possibilidade de ser simples, dispensar elementos gramaticais teoricamente essenciais e responder “sim, comprei”, quando alguém pergunta “você comprou o carro?”, é uma das características que conferem flexibilidade e identidade ao português brasileiro. A análise de documentos antigos e de entrevistas de campo ao longo dos últimos 30 anos está mostrando que o português brasileiro já pode ser considerado único, diferente do português europeu. O português brasileiro ainda não é, porém, uma língua autônoma: talvez seja – na previsão de especialistas, em cerca de 200 anos – quando acumular peculiaridades que nos impeçam de entender inteiramente o que um nativo de...

04/11/2016
Institucional

5 dicas para você mandar bem no ENEM 2016

hora está chegando. Você se preparou todo o esse tempo para esse fim de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro (sábado e domingo) por mais de 9.276.328 pessoas inscritas, sendo superior ao da edição de 2015, que teve 8.478.096 inscritos, mas ainda inferior ao recorde de 2014, que bateu 9,5 milhões. Tamanha procura se dá pelo fato do exame ser a porta de entrada para diversos programas do governo como Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Financiamento Estudantil (FIES). Nós, do Athenas Grupo Educacional, preparamos para você 5 dicas para mandar bem nos testes.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem