Área Restrita

Senado aprova projeto que reforça presença de farmacêutico em farmácia

17/07/2014
Notícias
Graduação

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que regulamenta o funcionamento das farmácias no país, com a obrigatoriedade para que um farmacêutico esteja presente nas drogarias e farmácias de manipulação durante todo o período de seu funcionamento.

A legislação atual abre brechas para que técnicos da área de saúde exerçam essa função no lugar dos farmacêuticos, por isso a categoria reivindicava uma lei específica para regular a profissão. O projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
Pelo texto, apenas um farmacêutico pode ser o responsável técnico pela drogaria. O dono do estabelecimento também fica proibido de desautorizar as orientações do farmacêutico. Se houver desligamento do profissional, a farmácia terá até trinta dias para contratar outro.

Depois de 20 anos em tramitação no Congresso, o projeto também transforma as farmácias em estabelecimentos de assistência à saúde. Nesse sentido, o projeto restringe o rol de produtos que podem ser vendidos nas drogarias ao estabelecer que elas são destinadas a prestar "assistência farmacêutica e assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva".

O texto, porém, não detalha quais produtos devem ter restrições de venda, o que deve ser definido posteriormente na regulamentação do projeto.

Além da presença do farmacêutico, as farmácias de qualquer natureza deverão ter localização adequada sob o aspecto sanitário, dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos (vacinas, por exemplo) e outros equipamentos exigidos pela vigilância sanitária.

As mesmas exigências valerão para as farmácias instaladas em unidades hospitalares e de uso exclusivo de seus usuários.

O projeto estipula um prazo de três anos para que unidades fornecedoras de medicamentos se transformem em farmácia segundo as novas regras e para que todos os estabelecimentos se adequem.

Relatora do projeto, a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM) defendeu a regulamentação da profissão para que os farmacêuticos tenham maior autonomia para realizar "procedimentos elementares" de saúde.

"Não adianta de nada muitas vezes o paciente ter o acesso ao profissional médico se ele não tiver acesso ao medicamento e à boa prestação da assistência, do acompanhamento e da assistência farmacêutica. Sem isso não vale absolutamente nada", disse a senadora, que é farmacêutica.

Fonte: Folhapress

Veja Também

31/05/2012
Institucional

lei-declara-paulo-freire-patrono-da-educacao-brasileira

Educador é referência unânime para pedagogos e professores contemporâneos. Foi publicada no "Diário Oficial da União" a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. A lei é assinada pela presidente Dilma Rousseff. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído (confira no vídeo acima programa Globo Ciência sobre a vida e obra...

31/10/2011
Institucional

arom-e-athenas-educacional-oferecem-curso-para-gestores-de-saude-

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), e o Athenas Grupo Educacional firmaram Termo de Cooperação Técnica para oferecer atualizações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). É o Curso de Gestão e Legislação/ SUS, elaborado especificamente para as equipes gestoras dos municípios e outros funcionários da saúde. A capacitação será oferecida na UNIJIPA em Ji-Paraná-RO, pela biomédica com especializações na área, Dª. Mirlene Moraes de Souza. A formação terá carga horária de 16h e acontecerá nos dias 21 a 22 e 23 a 24 de novembro de 2011.   A Associação Rondoniense de Municípios (AROM), e o Athenas Grupo Educacional firmaram Termo de Cooperação Técnica...

28/03/2012
Institucional

inicia-hoje-ciclo-de-palestras-de-administracao-da-unijipa

Na noite desta quarta-feira (28), a partir das 19h30, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), será iniciado o Ciclo de Palestras do curso de Administração da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), sendo a primeira palestra de hoje ministrada pelo professor da instituição, Edison Pedro Flores, com o tema “Logística Empresarial”.   Na noite desta quarta-feira (28), a partir das 19h30, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), será iniciado o Ciclo de Palestras do curso de Administração da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), sendo a primeira palestra de hoje ministrada pelo professor da instituição,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem