Área Restrita

Aluna de Enfermagem é a primeira estudante "Gavião" da UNIJIPA

05/08/2014
06/07/2016
Notícias
Graduação

Nas últimas décadas, o número de indígenas que ingressam no Ensino Superior tem aumentado no Brasil. Atualmente estima-se o número de universitários de origem indígena seja cerca de dez mil entre cursos regulares ou licenciaturas interculturais, em instituições públicas, comunitárias e privadas.
Na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), o acesso da população indígena ao Ensino Superior já se fez notar. A Acadêmica de enfermagem Anaindia Pahgav Kahv Sebirop Rodrigues da Silva Gavião, da etnia Gavião, iniciou neste semestre o seu 3º período na instituição.
Aos 22 anos, Anaíndia atualmente reside na zona urbanizada de Ji-Paraná com a mãe e a irmã para que possam tornar mais acessível a conclusão de seus estudos. Segundo a acadêmica, a escolha da graduação de Enfermagem da Unijipa foi graças à boa reputação da instituição. "Estou fazendo enfermagem na Unijipa porque é uma ótima instituição e está em crescimento, além de disponibilizar o FIES, fazendo com que tenhamos mais facilidade em ingressar na instituição”.
Anaíndia conta ainda que a instituição oferece uma opção mais viável ao público que é a graduação noturna em Enfermagem. “Sempre me identifiquei com o curso mas não era possível conciliar os compromissos e os horários das aulas. Quando o curso iniciou no ano passado, aproveitei esta oportunidade”, explicou.

INCLUSÃO – Aproveitando o exemplo da acadêmica Gavião, a Diretora da Unijipa, professora Rosângela Aparecida, explica que a instituição tem no FIES o seu principal programa de inclusão de todos os estratos sociais nas fileiras das salas de aula. “Trabalhamos muito fortemente na divulgação desse programa Federal que permitiu o acesso à milhões de brasileiros, e aqui em nosso região não é diferente. A Anaíndia é só um dos diversos casos que temos de alunos que se utilizam do FIES para conseguir iniciar sua formação superior”arrematou Rosângela.






 

Veja Também

26/08/2015
Graduação

Curso de Arquitetura & Urbanismo da UNIJIPA promoveu ciclo de reuniões

Envolvendo todo o corpo docente nos dias 15 e 22 de agosto, o curso de Arquitetura & Urbanismo da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), promoveu um ciclo de reuniões com todo o corpo docente da competência. Participaram das atividades, realizadas no laboratório de Projetos e Expressão Gráfica, os professores Dawerson da Paixão Ramos, Alessandro Alves da Silva, Alisson Nunes da Silva, Vanessa França Baisi Ramos, Marcos Leandro Alves Nunes, Miguel Junhichi Deguchi, além da Coordenadora Pedagógica da instituição, Raquel Matos de Lima Bento.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem