Estudo aponta novas descobertas sobre a memória

16/01/2015

Segundo trabalhos recentes realizados pelos pesquisadores da Universidade de Surrey (Inglaterra), fechar os olhos na hora de pensar ou recuperar alguma informação que dependa da memória, aumenta as chances dessa informação ser apurada com mais precisão. Na publicação da revista “Legal and Criminological Psychology”, 178 voluntários foram testados e aqueles que receberam um tratamento mais carismático por parte do entrevistador responderam de olhos fechados aos questionamentos propostos, obtendo 75% de eficácia nas informações coletadas. Os entrevistados que não receberam o tratamento diferenciado e foram simplesmente questionados, obtiveram apenas 41%.

De acordo com o pesquisador chefe, Profº Robert Nash, os dados ficam mais apurados quando fechamos os olhos, assim diminui-se a distração visual. "Fechar os olhos também pode ajudar as pessoas a visualizar detalhes do evento que estão tentando lembrar, mas nossa segunda experiência sugere que manter os olhos fechados pode ajudar a focar em informações de áudio também. Os mecanismos que identificamos se aplicam a outros contextos, como, por exemplo, tentar lembrar dos mínimos detalhes de uma aula...”, afirmou o pesquisador.

Fonte: Surrey University

Imagem: Creative Commons