Sistema Federal do FIES está fora do ar

21/01/2015

Desde a última sexta-feira (16), estudantes de todo o Brasil estão encontrando problemas para acessar o sistema do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A página do Sisfies está passando por uma série de atualizações nas ferramentas de manutenção e ainda não tem data para voltar a funcionar, apesar da nota emitida pelo Ministério da Cultura que garantia o retorno do sistema no dia 18. Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a medida foi tomada, pois o sistema se encontrava ultrapassado em relação às novas exigências adotadas pelo governo em relação ao programa.

O SisFies foi retirado do ar para que o programa fosse ajustado às novas regras aplicadas pelo MEC no fim do no passado. Dentro dos novos critérios estão a a pontuação mínima de 450 pontos no Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) e a nota da redação maior que zero para os estudantes terem novos contratos de financiamento.

De acordo com o informe publicado no site do MEC ainda não existe previsão para o retorno do funcionamento do sistema.

Fonte: MEC

Manual do Enade 2