Como será o futuro da educação?

10/02/2015

De acordo com pesquisas recentes realizadas pela Universidade de Harvard (Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos) os métodos educacionais estão para passar por uma grande mudança tecnológica. Novos protótipos estão sendo testados a fim de se evoluir as técnicas didáticas. Realidade aumentada, leitores de QR com informações vivas e integração total com as redes sociais são apenas alguns dos projetos que estão sendo implementados em algumas universidades americanas.

O pesquisador e Profº Richard Downsen argumentou sobre as vantagens e desvantagens de se inserir tecnologia de forma massiva na forma de se transmitir conteúdo. “É tudo muito cativante. Você vê a informação viva na sua frente, os fatos históricos com animações, som e interatividade. Isso prende os jovens de uma forma que nenhum outro método conseguiu antes. A questão é que, tamanha tecnologia pode atrapalhar em práticas tradicionais tais como a escrita manual e a leitura analógica. A informação hoje se transformou em entretenimento e as universidades não podem ficar atrás na geração de conteúdo para essa tendência, com as devidas precauções”, afirmou Richard.

A Universidade Politécnica da Flórida iniciou a instalação de alguns desses projetos, na forma de uma biblioteca 100% digital. A nova biblioteca possui 135 mil obras no acervo e que podem ser acessadas pelos acadêmicos virtualmente.

Imagem/Fonte: Reuters/Divulgação/Universidade Politécnica da Flórida