Conheça o ENADE 2015

02/03/2015

O Exame Nacional de desempenho dos estudantes (ENADE) é o exame realizado todos os anos para avaliar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O Enade avalia anualmente os cursos de agronomia, biomedicina, enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, entre outros.

O ENADE foi criado em 2004 para avaliar os cursos e desta forma melhorar a qualidade dos cursos de ensino superior e todos os estudantes convocados devem fazer o exame do ENADE. Se não comparecerem podem sofrer penalidades, como não ter acesso ao histórico escolar, por exemplo.

A inscrição do ENADE é feita pela própria instituição de ensino, no caso, alguns alunos são selecionados e convocados e o nome do aluno selecionado aparece na página oficial do ENADE e também a instituição que o estudante está matriculado informará do fato de ter sido selecionado (a).

O ENADE é obrigatório para os cursos de graduação e que determina por lei o que estas instituições de ensino superior devem ter. No caso do ENADE 2015 quem vai passar por essa avaliação são os estudantes que estão no final do primeiro ano do curso de graduação e a data provável para acontecer é em 2 de agosto de 2015. A mesma data está marcada para os estudantes que estão no último ano e que já concluíram no mínimo 80% da carga horária da grade curricular do curso de graduação.

Também participam do ENADE 2015 os estudantes de cursos de tecnologia que tem carga horária de 2 mil horas e são avaliados os estudantes do final do primeiro ano do curso, ou seja, aqueles que concluíram entre 7% a 25% da carga horária do curso e também com mesma data dos demais estudantes de graduação. Também são avaliados os estudantes que estão no final do curso, ou seja, aqueles que já concluíram 75% da carga horária do curso.

Os resultados da avaliação do ENADE são usados para melhor avaliar a situação das instituições de ensino superior no Brasil e a melhor forma de melhorar o ensino superior ou tecnológico no Brasil.

Fonte: Site 2015 Tudo

Calendário Acadêmico - FSP