Área Restrita

Professor Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

30/03/2015
Notícias
Institucional

A Presidência da República anunciou no início da noite desta sexta-feira (27) que o professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. A informação foi antecipada pelo Blog do Camarotti. A posse do novo ministro será no próximo dia 6. Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Janine Ribeiro assumirá o comando do MEC no lugar de Cid Gomes, que deixou a pasta na semana passada após um conflito com deputados em sessão da Câmara.

 

Janine Ribeiro é o quinto ministro da Educação desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele, passaram pela pasta Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, hoje ministro da Casa Civil; José Henrique Paim; e Cid Gomes. Desde a saída de Gomes, o secretário-executivo da pasta, Luiz Claudio Costa, chefiava o MEC interinamente. Segundo o G1 apurou, ele foi convidado por Janine Ribeiro para permanecer como secretário-executivo.

 

Há cerca de uma semana, ao negar uma reforma ministerial, a presidente Dilma afirmou que o Ministério da Educação não entraria na divisão partidária do governo, já que, segundo ela, trata-se de um dos ministérios "mais importantes do país".

 

"O MEC não é dado para ninguém. O MEC é um dos ministérios mais importantes do país porque eu tenho o compromisso de construir um caminho para a educação brasileira dando mais passos do que nós já demos", afirmou, após ser questionada sobre se, com a saída de Cid Gomes, a pasta seria “devolvida” ao PT ou “entregue” ao PMDB.

 

Doutor em filosofia, Renato Janine Ribeiro ensinava ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil.

 

Janine Ribeiro publicou diversos livros na área de filosofia e ciência política, entre os quais "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil", obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.



Fonte: G1 / Imagem: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo

 

 

Veja Também

04/11/2016
Institucional

5 dicas para você mandar bem no ENEM 2016

hora está chegando. Você se preparou todo o esse tempo para esse fim de semana. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro (sábado e domingo) por mais de 9.276.328 pessoas inscritas, sendo superior ao da edição de 2015, que teve 8.478.096 inscritos, mas ainda inferior ao recorde de 2014, que bateu 9,5 milhões. Tamanha procura se dá pelo fato do exame ser a porta de entrada para diversos programas do governo como Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Financiamento Estudantil (FIES). Nós, do Athenas Grupo Educacional, preparamos para você 5 dicas para mandar bem nos testes.

02/06/2015
Institucional

UNIJIPA, UNIMED e SESCOOP promoveram o curso “MBA em Administração e Finanças na Gestão Cooperativa”

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, a Faculdade Panamericana de JI-Paraná (UNIJIPA) em parceria com a UNIMED e SESCOOP, promoveu o curso “MBA em Administração e Finanças na Gestão Cooperativa”. As atividades aconteceram no auditório da UNIMED Ji-Paraná, e foram direcionadas para os cooperados e colaboradores das instituições. O evento contou com a participação do presidente da UNIMED Ji-Paraná, Drº. Sérgio Arantes; Presidente da SESCOOP, Salatiel Rodrigues de Souza e Diretora da UNIJIPA, Rosangela Aparecida Silva.

14/08/2012
Pós-Graduação

auditoria-pericia-e-gestao-ambiental

Objetivos do Curso: Proporcionar a compreensão das relações existentes entre as atividades produtivas e os ecossistemas, dos conceitos de auditoria e dos sistemas de gestão ambiental e dos instrumentos legais de proteção do meio ambiente. Público Alvo: engenheiros (sanitaristas, civis, florestais, agrícolas), agrônomos, segurança do trabalho, advogados, químicos, geólogos, arquitetos, bacharéis em ciências ambientais, gestão ambiental, agronegócios, biólogos, administradores e outros profissionais com interesse em aprofundar conhecimentos na área auditoria, perícia e gestão ambiental.   DISCIPLINAS 01 Desenvolvimento Sustentável 02 Geociências...

04/08/2015
Institucional

Começaram as inscrições para o Fies

Começaram ontem (3) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao todo, serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet. A partir desta edição, passam a valer as novas regras do Fies. Os juros passarão dos atuais 3,4% para 6,5% e os estudantes pagarão parte da mensalidade, de acordo com a renda. Como contrapartida, os participantes do Fies terão um desconto de 5% nas mensalidades.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem