Dilma empossa ministro e assegura continuidade de programas do MEC

07/04/2015

O professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro tomou posse nesta segunda-feira (6) como novo ministro da Educação. No evento, a presidente Dilma Rousseff discursou e disse que a necessidade de ajustes fiscais por parte do governo não vai prejudicar programas da área de educação, como o Fies.

A escolha de Janine para o MEC foi anunciada há pouco mais de uma semana e elogiada por acadêmicos, parlamentares e ex-ministros que chefiaram a pasta.

Janine Ribeiro assume o ministério no lugar de Cid Gomes, que pediu demissão após conflito com deputados em sessão da Câmara. Na ocasião, o ex-governador do Ceará disse que parlamentares "oportunistas" deveriam sair do governo, episódio classificado como "incidente político grave" pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

A cerimônia de posse do novo ministro da Educação ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Esta foi a terceira troca no primeiro escalão do governo desde o início do segundo mandato da presidente Dilma.

Em fevereiro, Roberto Mangabeira Unger assumiu o comando da Secretaria de Assuntos Estratégicos no lugar de Marcelo Néri e, na semana passada, Edinho Silva passou a chefiar a Secretaria de Comunicação Social e substituiu Thomas Traumann.

No discurso no evento, Dilma disse também que a ida de Janine para o Ministério é uma "feliz novidade" e que a escolha do nome dele traduz "em simbolismo" a prioridade que o governo dá para a área da educação.

"Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora [...] eu convidei um professor, um apaixonado pela educação. Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade", afirmou Dilma. "Ele é um ministro educador em uma pátria educadora. [...] Sua escolha traduz em simbolismo minha maior prioridade nesses quatro anos."

Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR