Faltam dez dias para o fim das inscrições no Fies; prazo encerra dia 30

20/04/2015

Os estudantes que ainda não conseguiram se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) têm até o dia 30 de abril para solicitar novos financiamentos e renovar contratos. Desde o fim de março, só pode participar do Fies quem tiver média superior a 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que não tenha zerado a redação.

O ministério informou que ainda não sabe se serão abertas novas vagas no segundo semestre deste ano. Para se inscrever é preciso acessar o site do programa (sisfiesportal.mec.gov.br)

Em dezembro de 2014, o MEC anunciou mudanças nos contratos do Fies, como a redução de repasses para as universidades (de 12 para 8 por ano) e a limitação da concessão do crédito aos estudantes que tiraram no mínimo 450 no Enem. Foi estabelecido ainda um percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contrato.

As mudanças causaram problemas para milhares de estudantes em todo o país e houve uma corrida das instituições de ensino à Justiça para tentar barrar as novas regras.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Fonte: UOL Educação

Complementos_Geral_ComASS_01