Área Restrita

Plantão Gramatical vai na contramão da internet e tira 100 dúvidas por dia via telefone

22/04/2015
Notícias
Institucional

De crianças fazendo a lição de casa a magistrados no ambiente de trabalho. O Plantão Gramatical, administrado pelo Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos (Imparh), realizou cerca de 2,6 mil atendimentos nos 100 primeiros dias de 2015, de variados tipos de pessoas em Fortaleza.

 

Em tempos de avanço da tecnologia, basta digitar uma palavra no Google para verificar qual a escrita correta. Porém, há pessoas que não confiam tanto assim no serviço da internet e optam pela contramão disso, como relata a professora plantonista Lília Suassuna.

 

“É uma confusão muito presente que as pessoas fazem de achar que o Google é um fornecedor ilibado de respostas. É terra de ninguém, mesmo sendo um instrumento maravilhoso. Nosso serviço atua na área do uso da língua portuguesa e o uso não passa só pela ortografia”.

 

Um dos principais motivos de procura é o novo acordo ortográfico. Apesar de ter mudado menos de 1% das palavras do português usado no Brasil, as dúvidas existem em palavras bastante utilizadas, como ideia e assembleia. “Mas nosso forte é a construção de período. Pessoas no ambiente de trabalho fazendo texto de repente esbarram em alguma coisa. A gente dá muito assessoria nessa parte. Temos também o emprego do acento grave, regência e concordância”.

 

Desde 1980 em funcionamento, Lícia garante que há clientes tão antigos quanto o serviço. Alguns inclusive acompanham desde o início. São 35 anos com muitas dúvidas e muitas histórias engraçadas. “Tem gente que liga achando que é plantão fiscal. Em vez de tirar alguma dúvida da língua portuguesa, pergunta sobre Imposto de Renda”.

 

Também já houve reações curiosas. “Um dia uma senhora ligou e perguntou sobre José de Alencar. Usei na minha resposta a palavra esdrúxulo, no sentido de ser diferente. Mas ela ficou com muita raiva e desligou o telefone sem que eu explicasse”.

 

Funcionamento - De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o sistema funciona pelo telefone. Ao todo são sete professores plantonistas que se revezam no atendimento. Cada ligação tem em média duração de três a quatro minutos. O Plantão Gramatical recebe cerca de 100 ligações por dia. Para quem quiser tirar dúvidas, o número é (85) 3225-1979.

 

Fonte: UOL Educação

 

 

Downloads

dasdqwdqwdwqdq
Baixar

Veja Também

07/06/2016
Institucional

Athenas lança o programa “Ponte ao futuro: conte com o Coaching”

No último dia 06 de junho (segunda-feira), ás 15h, o Athenas Grupo Educacional de Porto Velho (RO) lançou o programa “Ponte ao futuro: conte com o Coaching”, que irá percorrer todas as instituições de ensino superior (IES) pertencentes, sendo elas FAP, FSP, FAPAN, FAMETA e UNIJIPA, assim como as equipes dos escritórios de Porto Velho e Ji-Paraná. A inauguração do projeto contou com os trabalhos do administrador Antonio Wilson e com a presença dos mantenedores Dr. Hildon Chaves e Dr.ª Ieda Chaves.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem