Área Restrita

MEC afirma que verba de 2015 para novos contratos do Fies está esgotada

05/05/2015
Notícias
Institucional

Renato Janine Ribeiro, disse na tarde desta segunda-feira (04) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fies

 

Nesta segunda-feira, Janine afirmou que não sabe o que irá acontecer sobre uma possível abertura do Fies para novos contratos. O ministro disse que "depende da disponibilidade orçamentária" e ressaltou que o ministério está trabalhando nisso, mas que não podem prometer algo que não possuem certeza.

 

O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, informou que a verba do Fies para novos contratos é de R$ 2,5 bilhões em 2015 e ressaltou que, mesmo com o ajuste fiscal, o Governo possui um compromisso com a educação.

 

O ministro da Educação afirmou ainda que a pasta integrará as plataformas dos programas do MEC para o acesso ao ensino superior. Ou seja, os estudantes terão de forma integrada três plataformas de processo seletivo: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Sobre os financiamentos pagos, Janine lembrou que há contratos em fase de retorno, que é quando o estudante, já formado, começa a pagar a dívida. "Os financiamentos já estão começando a ser pagos. O sistema se auto alimentará. À medida que os alunos que já se formaram forem pagando, esse recurso estará alimentando o pagamento de novos financiamentos. Provavelmente ainda haverá aporte da União de aporte novo para ampliar", explicou.

 

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse na tarde desta segunda-feira (04) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 

Segundo ele, isso não impede de forma automática a abertura de uma segunda edição do programa para o segundo semestre deste ano. No entanto, ele explicou que, no caso de estudantes que não conseguiram se inscrever neste semestre seria "inútil" reabrir o período de inscrições.

 

O prazo, que encerrou no dia 30 de abril, causou muitas reclamações por parte de alunos. No dia 1º de maio, a Justiça Federal do Estado de Mato Grosso entrou na justiça pedindo a prorrogação da data de inscrição para novos contratos.

 

A liminar tem como justificativa os diversos problemas que os estudantes enfrentaram para efetuar o registro e conseguiu estender o prazo por tempo indeterminado.

 

No entanto, o sistema está fechado para novos contratos. Ao entrar no site é possível observar a frase "o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015". Aqueles que já possuem contratos, podem renová-los até o dia 29 de maio.

 

Fonte: Jovem Pan / UOL

 

 

Downloads

comp_unijipa6
Baixar
comp_unijipa7
Baixar
comp_fsp2
Baixar
comp_unijipa8
Baixar

Veja Também

09/08/2011
Institucional

inscricoes-abertas-para-o-exame-de-suficiencia-do-conselho-regional-de-contabilidade

Desde o último dia primeiro de agosto estão abertas as inscrições para a prova de suficiência para o Conselho Regional de Contabilidade, que neste ano teve a Unijipa escolhida como local de realização da prova de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade. As inscrições irão até o dia 31 de agosto e a prova será aplicada no dia 25 de setembro. Segundo o edital do exame, estão aptos a realizarem a avaliação os bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade, que podem realizar as inscrições até o dia 31 de agosto.   O diretor da Unijipa e ex-coordenador da graduação de contabilidade da instituição, Manol Salésio, explicou que as provas...

02/06/2016
Graduação

Curso de Arquitetura & Urbanismo participou do 3º EREA

Quatro acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo, em conjunto com a Coordenadora do curso Vanessa Carvalho, representaram a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) no 3º Encontro Regional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (EREA), realizado em Porto Velho (RO), de 24 a 29 de maio. Na ocasião, a Coordenadora palestrou no dia 26 abordando o tema “Iluminação de Fachadas Históricas e Monumentos”.

11/12/2014
Graduação

Prêmio “I Destaque Empresarial” destaca comunidade empreendedora

Uma ação conjunta entre a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), a empresa Unijipa Júnior e os acadêmicos do curso de Administração da instituição prestigiaram empresas locais com o prêmio Destaque Empresarial. A cerimônia aconteceu ontem (09), nas dependências do auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), entidade apoiadora da iniciativa. A premiação contou com a presença dos empresários homenageados, acadêmicos, imprensa e do Diretor Geral do Athenas Grupo Educacional Profº. Drº. Aécio Alves Pereira. A organização do evento contou com o trabalho dos acadêmicos e integrantes da Unijipa Júnior.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem