Área Restrita

Participantes do Enem 2014 podem acessar espelho da correção de redação

15/05/2015
Notícias
Institucional

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 podem acessar o espelho da correção da redação. Basta acessar a página do Enem e inserir a senha e o CPF. A correção, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é apenas pedagógica, ou seja, os estudantes que não estiverem satisfeitos não podem entrar com recurso pedindo a revisão da nota.

 

No espelho, os estudantes têm acesso a nota geral na redação e em cada uma das cinco competências avaliadas. É possível também comparar o resultado individual com o dos demais estudantes que fizeram a prova. A nota em cada competência vai até 200. A nota máxima na redação é 1 mil.

 

O tema em 2014 foi Publicidade Infantil em Questão no Brasil. De acordo com o Inep, foram corrigidos 6.193.565 textos. Desses, 250 tiveram nota 1 mil e mais de 500 mil tiraram zero na prova.

 

As competências avaliadas foram: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

 

Além disso, os estudantes precisaram demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

 

Ao todo participaram do Enem 2014 cerca de 6,2 milhões de estudantes. A prova é usada como critério para participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% da mensalidade em faculdades particulares.

 

Além disso, a nota é usada para certificação do ensino médio e como critério para obter bolsas de estudo no exterior pelo Ciência sem Fronteira. O estudante pode ainda concorrer a vagas no ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec).

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Downloads

comp_unijipa16
Baixar

Veja Também

27/03/2017
Graduação

Acadêmicos de Engenharia Civil realizam análise de solo

Os alunos do 3º e 4º período de Engenharia Civil participaram, no último fim de semana (25 e 26) de uma aula de campo sobre análise morfológica de solos nas proximidades do Anel Viário de Ji-Paraná. As atividades abrangeram os temas de processo de formação dos solos e feições morfológicas internas de diferentes tipos de solos, avaliando diferentes composições de solos, desde residuais até os solos transportados. A aula de campo é uma ferramenta do processo de ensino-aprendizagem extremamente eficiente, e uma etapa importante do processo de formação de um...

25/04/2013
Institucional

a-era-do-contador

  Por algumas décadas o contador foi visto como um "mal necessário".   Após a Era Industrial, marcada pelos destaques da eficiência e da produtividade, a transição para o novo milênio veio com novos conceitos, novos paradigmas, e a chamada "Era do Conhecimento" em que vivemos atualmente valoriza a criatividade e o poder da informação. Inserido neste contexto está o empresário e profissional contábil, cujo papel tem sido evidenciado na última década exatamente por se adequar perfeitamente às novas necessidades da sociedade. Considerada por muitos como a Linguagem Universal dos Negócios, a Contabilidade tem se mostrado e sido mais facilmente percebida como um...

08/03/2013
Institucional

fim-de-semana-marca-inicio-de-novas-turmas-de-pos-graduacao

Mais de 60 alunos iniciarão suas especializações. A partir do próximo sábado (9), mais de 60 profissionais de toda a região central de Rondônia darão início em suas especializações através das Pós-Graduações da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa). Os cursos que estarão iniciando aulas neste final de semana são as especializações em “Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial” e “Auditoria em Serviços de Saúde”. As aulas iniciam-se ás 7h30 da manhã e se estendem durante os três períodos de sábado e a manhã e tarde de domingo. De acordo com informações do departamento de Pós-Graduações da Unijipa, os interessados que ainda não fizeram...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem