Área Restrita

Enem Digital pode ser testado neste ano por treineiros

20/05/2015
Notícias
Institucional

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital poderá começar a ser testado neste ano por candidatos treineiros, estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fazem o Enem apenas como o teste. A informação consta no edital do exame, publicado hoje (18) no Diário Oficial da União. O texto diz que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) `poderá convidar participantes` para a aplicação do Enem Digital.

 

A ideia de tornar a prova do Enem digital foi anunciada pelo então ministro da Educação, Cid Gomes, que fez uma consulta pública para o novo modelo. Com a prova digital, o candidato poderá agendar uma data para fazer o exame em um dos locais de prova autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).

 

As questões serão sorteadas em um banco público de itens nas quatro áreas de conhecimento do exame – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Atualmente, o banco de questões é secreto, e o exame é impresso e feito apenas uma vez por ano, em uma mesma data para todos os candidatos.

 

A intenção de testar o modelo com os treineiros havia sido anunciada pelo MEC, que não havia confirmado, no entanto, que isso poderia ser feito já nesta edição.

 

O edital define os treineiros como participantes com menos de 18 anos que concluirão o ensino médio após 2015. Os resultados obtidos na prova não poderão ser usados para certificar o ensino médio nem para ingressar no ensino superior, `destinam-se exclusivamente para fins de avaliação de conhecimentos`, diz o edital.

 

O Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 25 deste mês.

 

A nota do Enem é usada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O exame também pode ser usado para ingressar no ensino técnico, para participar do Programa Ciência sem Fronteira e para certificar o ensino médio.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Downloads

comp_athenas10
Baixar

Veja Também

11/07/2011
Institucional

unijipa-participa-de-desfile-de-abertura-da-exposicao-de-ji-parana

No último sábado (9), funcionários e alunos da Unijipa marcaram presença no desfile de abertura da Exposição Agropecuária de Ji-Paraná – Expojipa.     Em parceria com a Torqui Estruturas Metálicas, a Unijipa disponibilizou um caminhão para seus convidados, onde puderam assistir ao desfile em local privilegiado.   O diretor geral da Unijipa, Manoel Salésio, esteve presente na festa e contou que além da confraternização entre a comunidade universitária, a presença da Unijipa se deve a importância da data para Ji-Paraná. “É a festa mais tradicional da cidade. Praticamente toda a cidade está envolvida de alguma forma, por isso, como bons ji-paranenses, nada mais...

28/04/2017
Institucional

MEC prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

De acordo com a portaria Nº 244, de 27 de maio de 2017, o Ministério da Educação (MEC) prorroga para o dia 31 de maio o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo anterior terminaria no último dia de abril. Os aditamentos devem ser feitos pela internet, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Também foi prorrogado para 31 de maio o período de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e a solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento. O Fies oferece financiamento de cursos superiores...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem