Área Restrita

Olimpíada de Matemática tem recorde de inscritos

03/06/2015
Notícias
Institucional

Começa nesta terça-feira (2) a aplicação das provas da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015. Com 47,582 inscritos, um recorde, os participantes, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99,48% dos municípios brasileiros. A estimativa é que 17,9 milhões de estudantes participem.

 

“Como é uma inscrição voluntária, isso mostra que essa atividade realmente está mantendo o seu vigor, apesar de ser uma atividade dirigida a uma disciplina que normalmente é considerada difícil, árida”, afirma o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

 

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 

Pelo menos 5% dos alunos com melhor pontuação são selecionados para a segunda fase. A segunda fase está marcada para o dia 12 de setembro.

 

O matemático premiado Artur Ávila disse que as Olimpíadas podem ser um atalho na descoberta de talentos para os números. “Pode demorar muito para avançar melhorando aos poucos a Educação Básica, então (a Olimpíada) é um atalho”, disse.

 

Os resultados da Obmep serão divulgados no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos, dos quais 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

 

A iniciativa é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 

Fonte: Revista Gestão Universitária

 

 

Downloads

fsp456
Baixar
fap412
Baixar
fapan216
Baixar

Veja Também

26/04/2016
Institucional

20 empreendedores para começar a seguir agora nas redes sociais

Está precisando de um conselho ou de uma inspiração? Que tal dar uma espiada no Twitter, Facebook ou Instagram? Não, não estamos falando de fotos de bichinhos fofos, de pratos apetitosos nem mesmo das pérolas do Chapolin Sincero. Muitos dos empreendedores que são referência no Brasil e no mundo têm perfis ativos nas principais redes sociais e compartilham seus pensamentos diariamente nesses canais. Quer maneira mais fácil de adquirir conhecimento para fazer seu negócio ir para a frente? Ah, é claro que, de quebra, ainda dá para interagir, afinal, quem sabe a Bel Pesce não responda ao seu tweet ou o Marco Gomes não curta o seu comentário?! Então, anote aí o perfil desses 20 empreendedores...

12/11/2014
Graduação

UNIJIPA abre vagas para o novo curso de Farmácia da instituição

Na última quarta-feira (12), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) divulgou que a Graduação em Farmácia da instituição foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 671 de 11 de Novembro de 2014. O curso já havia passado pelo processo de solicitação e avaliação pelo MEC durante o decorrer do ano, tendo sido aprovado em todas as etapas, onde foram atestadas que todos os pré-requisitos infraestruturais e pedagógicos serão atendidos pela UNIJIPA.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem