Olimpíada de Matemática tem recorde de inscritos

03/06/2015

Começa nesta terça-feira (2) a aplicação das provas da primeira fase da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2015. Com 47,582 inscritos, um recorde, os participantes, de 5.538 cidades, o que corresponde a 99,48% dos municípios brasileiros. A estimativa é que 17,9 milhões de estudantes participem.

“Como é uma inscrição voluntária, isso mostra que essa atividade realmente está mantendo o seu vigor, apesar de ser uma atividade dirigida a uma disciplina que normalmente é considerada difícil, árida”, afirma o diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

As provas têm 20 questões objetivas de múltipla escolha e são aplicadas pelas próprias escolas, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os estudantes são divididos em três níveis: 6º e 7º anos; 8º e 9º anos; e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Pelo menos 5% dos alunos com melhor pontuação são selecionados para a segunda fase. A segunda fase está marcada para o dia 12 de setembro.

O matemático premiado Artur Ávila disse que as Olimpíadas podem ser um atalho na descoberta de talentos para os números. “Pode demorar muito para avançar melhorando aos poucos a Educação Básica, então (a Olimpíada) é um atalho”, disse.

Os resultados da Obmep serão divulgados no dia 27 de novembro. Serão premiados 6.500 alunos, dos quais 500 com medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de cerca de 46.200 com menções honrosas. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Também integram as premiações professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

A iniciativa é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Fonte: Revista Gestão Universitária

fsp456