Ministro da Educação anunciou segunda fase do FIES para 2015

09/06/2015

Na última segunda-feira (8), o atual ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, divulgou oficialmente em seu perfil do Facebook uma nota afirmando a existência de uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda para o ano de 2015. A medida proporcionará novos contratos de financiamento.

“É com muita alegria que anuncio que teremos, em 2015, a segunda edição do FIES. Novos contratos de financiamento serão possíveis. O Brasil precisa melhorar o ensino básico. Por isso, o FIES priorizará a formação de professores. O Brasil precisa de mais profissionais de saúde, então priorizaremos cursos da área de saúde. Priorizaremos, também, cursos de engenharia. Atenção: estabelecer prioridades não significa excluir outros cursos! As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes. Priorizaremos, também, a qualidade. Os cursos com notas 4 e 5 terão prioridade sobre os cursos de nota 3. As Regiões Norte e Nordeste, por suas necessidades especiais, serão também priorizadas. Em breve, anunciaremos datas e todos os detalhes, de forma transparente, o que é nosso dever e prazer.”, divulgou Ribeiro.

O QUE É O FIES? - O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.

Fonte: Ministério da Educação

athenas412