Área Restrita

Escola se transforma em local de convivência e seu projeto pedagógico tem aplauso de ministro

26/06/2015
Notícias
Institucional

Escola para além das paredes. Essa é a definição para o Centro Unificado de Educação e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles, localizado em uma favela de Heliópolis, bairro da zona sudeste da cidade de São Paulo. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, visitou o complexo educacional na manhã do dia 19.

 

Composto por dez edifícios, o complexo reúne três creches (que atendem crianças até 3 anos), uma escola municipal de educação infantil (4 e 5 anos), uma escola de ensino fundamental (todos os anos) e uma escola de educação profissional e tecnológica. É considerado como instituição de ensino diferenciada, sem horários rígidos e grade curricular. Os estudantes têm à disposição aulas de dança, culinária, música, informática, biblioteca, centro cultural e área esportiva. Eles ainda podem andar pelo espaço de três praças, ao ar livre, com wi-fi livre.

 

A escola oferece aulas em todas as etapas. A partir do segundo semestre deste ano, serão ministradas também aulas de pedagogia por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O espaço, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtaki, contou com a participação da sociedade em sua elaboração.

 

O ministro visitou salas de aulas e conversou com os estudantes. Ao final da visita, se disse emocionado. “Decidi vir a essa escola depois de assistir ao filme Diretor de Harmonia. Mas, pessoalmente, é ainda melhor”, afirmou. O documentário Diretor de Harmonia faz parte da série Educação.doc, dos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky. Disponível on-line e gratuitamente no You Tube, a série conta com cinco episódios.

 

A Escola Campos Salles passou por muitas transformações ao longo dos anos. Era mais conhecida pelos índices elevados de violência. Em 1994, foi demolido o muro que a separava da comunidade. A partir de então, foram instituídas caminhadas anuais da paz para conscientizar a população sobre um projeto pedagógico inovador. Hoje, é um local de convivência para a comunidade e tem como princípios a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade.

 

Expansão — Na capital paulista, Janine Ribeiro reuniu-se com secretários de educação de municípios da região metropolitana. Ele ressaltou a importância de expandir a construção de creches. “A meta do Plano Nacional de Educação é chegar a 50% de atendimento de crianças até 3 anos de idade”, destacou. “O ideal seria irmos além da meta e garantir o acesso a todas as crianças.”

 

Segundo o ministro, nesta etapa da educação infantil, um desafio adicional é a formação de professores, pois deve ser uma fase mais criativa e lúdica.

 

Ao lado do secretário municipal de educação de São Paulo, Gabriel Chalita, e do secretário de educação básica do MEC, Manuel Palacios, o ministro ouviu reinvindicações dos demais secretários paulistas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

 

 

Downloads

athenas466
Baixar
athenas467
Baixar

Galeria

Veja Também

14/09/2013
Pós-Graduação

gestao-publica

Objetivo :Preparar pessoas para atuar nas carreiras de direção, gerência e assessoria não só na administração pública direta e indireta (federal, estadual e municipal), mas também em organizações que exigem conhecimento de gestão e políticas públicas, tais como ONGs e outras organizações que mantêm estreito relacionamento com o governo. Público Alvo:Diretores, gerentes, assessores e técnicos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, bem como profissionais liberais e outros profissionais que atuam em negócios públicos que desejam desenvolver sua capacidade gerencial e empreendedora, visão estratégica e a habilidade em lidar com novos ambientes organizacionais....

29/07/2015
Institucional

Professores do Athenas Grupo Educacional iniciam mestrado em Taubaté.

Por meio de convênio assinado no último dia 26 de junho entre o Athenas Grupo Educacional e a Universidade de Taubaté (UNITAU), 59 pessoas, entre professores e coordenadores, estão participando das primeiras atividades do mestrado profissionalizante em Gestão e Desenvolvimento Regional, e Ciências Ambientais. As atividades estão sendo realizadas nas dependências da UNITAU, situada no município da Taubaté (SP).

17/10/2013
Institucional

diretora-e-coordenadora-da-unijipa-participam-de-lancamento-de-campanha

Prefeitura de Ji-Paraná lançou campanha de Recenseamento Educacional. Diretores das escolas municipais e estaduais de Ji-Paraná, Educadores, autoridades educacionais e imprensa participaram na manhã da última quinta-feira (10) do lançamento da Campanha “Recenseamento Educacional”, pela Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Realizado no auditório da SEMED, o encontro teve como objetivo lançar a campanha que realizará um levantamento de dados estatístico-educacionais em toda cidade, sendo um instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: o Ensino Regular (que...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem