IPBeja será terceira instituição de ensino em Portugal a aceitar notas do Enem

13/07/2015

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a valer no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), na cidade de Beja, região do Alentejo, Sul de Portugal, conforme acordo com a instituição firmado hoje (10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a seleção. O IPBeja oferece cursos em áreas pouco exploradas no Brasil, como os voltados para a produção de uva, de vinhos e oliveiras.

Os participantes do Enem poderão se candidatar a 95 vagas como estudantes internacionais. O processo se inicia em outubro e, a partir de 2016, haverá três fases de inscrição - fevereiro, junho e outubro. A candidatura custa 50 euros. A nota mínima para ingresso no instituto português deve ser definida até o fim deste mês.

O IPBeja oferece 16 graduações distribuídas em quatro grandes áreas: educação, saúde, agricultura e tecnologia. Entre os cursos estão o de viticultura e enologia, olivicultura e agropecuária mediterrânea.

Segundo o Inep, os selecionados pagam por ano 1,1 mil euros e podem concorrer a desconto na hospedagem residencial no campus, que pode custar até 150 euros por mês. A instituição tem como parceiras de ensino a distância 150 instituições europeias e intercâmbio de até seis meses com universidades de países da União Europeia.

Além do IPBeja, as universidades portuguesas de Coimbra e do Algarve aproveitam as notas do Enem para o ingresso de estudantes.

Neste ano, o Enem será nos dias 24 e 25 de outubro, cerca de 8,5 milhões fizeram a inscrição.

A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras. O Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Para ajudar os estudantes a se prepararem para a prova, o Portal EBC disponibiliza gratuitamente o aplicativo Questões Enem.

Fonte: Agência Brasil