Área Restrita

Instituto cria rede social com conteúdo educativo e de gestão

24/07/2015
Notícias
Institucional

 

Ao adotar a ferramenta mais popular dos últimos tempos, o campus de Ceilândia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) cria rede social própria, fortalece a comunicação entre escola e comunidade e inova nas práticas educacionais. É a IFSocial, rede on-line que funciona basicamente como o conhecido facebook, mas com conteúdos educativos, informativos e também voltados para a gestão escolar.

 

Ainda em fase experimental, a IFSocial é fruto de projeto de pesquisa dos professores Jocênio Marquios e Laura Misk. “Uma preocupação foi oferecer um ambiente semelhante ao das ferramentas existentes, com o diferencial de que, na nossa rede, teremos controle do conteúdo e poderemos instalar módulos próprios, como fóruns e blogues”, afirma Marquios.

 

Com o apoio de recursos conhecidos dos usuários de redes sociais, como chat e feed de notícias, a IFSocial possibilitará aos professores a postagem de conteúdos específicos de cada disciplina. Ações de formação profissional e pedagógica dos docentes do instituto também estarão disponíveis na rede. “Isso é compartilhar conhecimento: uma atividade específica de capacitação de professores, mas aberta a todos”, diz Luciano de Andrade Gomes, diretor de ensino, pesquisa e extensão do campus de Ceilândia.

 

A IFSocial foi criada para proporcionar comunicação e integração entre gestão, servidores e alunos no campus, mas passou a ser um projeto institucional. A rede será incorporada ao domínio do instituto com uma versão acadêmica e outra para a intranet do IFB. “A educação precisa de novas ferramentas que permitam a estudantes e docentes estar mais perto, com linguagem atual”, avalia o reitor do instituto, Wilson Conciani. “Seu uso educacional é um potencial enorme na construção do saber.”

 

A rede social apresentará conteúdo pedagógico, calendário acadêmico, informações técnicas, agenda de atividades, videoconferências, transmissão on-line, programação de eventos e todos os recursos hoje disponíveis na internet com fins educativos. “Temos a convicção de que a ferramenta não vai ficar só no IFB, mas pode crescer para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, gerando um grande repositório de dados”, diz o professor Marquios.

 

Fontes: Portal Mec - Ana Cláudia Salomão

 

 

Veja Também

11/11/2016
Institucional

UNIJIPA realizará vestibular no próximo domingo

No dia 13 de novembro, próximo domingo, a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) estará de portas abertas para realizar mais um processo seletivo. Através do tema “Você no Topo”, a instituição oferece ao público geral 13 graduações nas mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase para os novos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Engenharia de Produção da faculdade. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas através do site www.unijipa.edu.br, até as 23h59 do dia 11 de novembro. A UNIJIPA pertence ao Athenas Grupo Educacional, com mais outras 4 instituições distribuídas no Acre e Mato Grosso.

17/10/2016
Graduação

Curso da UNIJIPA promoveu Palestra Vivencial sobre o Holocausto Brasileiro

No último dia 11 de outubro, ocupando as dependências da UNIJIPA, aconteceu uma palestra vivencial promovida pelo curso de Psicologia sobre o Holocausto Brasileiro, contando com a participação da Sr.ª Laci Gonçalves Coelho Ramos, mãe da acadêmica Ana Paula Coelho Ramos Ademar Alves de Lima; Mirian Gabriela; Elizângela Codinhoto, Lilian Vanessa Gusmão, incentivadora do evento; Coordenadora Pedagógica, Simone França e por fim, a Coordenadora do curso de Psicologia Rosângela Martins.

15/01/2015
Institucional

Programa federal “Minha Casa Minha Vida” abrirá inscrições em Ji-Paraná

Entre os dias 20 a 25 de janeiro, o Ginásio de Esportes Gerivaldão será o palco do sorteio de 600 casas populares para famílias de baixa renda, de acordo com o protocolo do programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal. De acordo com a SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), as novas moradias serão edificadas no Bairro Capelasso, segundo distrito da cidade de Ji-Paraná.

29/07/2011
Institucional

unijipa-fecha-parceria-por-desconto-com-escola-de-idiomas

Na última quarta-feira (27), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – Unijipa, firmou parceria com a escola de idiomas Connecting Opportunities, que valerá descontos para os alunos da graduação e cursos técnicos da instituição para os cursos de inglês e espanhol da escola parceira. No acordo, ficou especificado que, aos acadêmicos seriam destinado 10% de desconto nas mensalidades.     Segundo a Adrielen Moraes, coordenadora pedagógica da escola Connecting Opportunities, a parceria que oferece descontos é apenas uma ação entre as instituições. “Nosso objetivo é afinar nosso trabalho para que as duas instituições atendam juntas à comunidade”, explicou, ressaltando...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem