Área Restrita

MEC lança portal para receber sugestões no ensino básico

31/07/2015
Notícias
Institucional

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (30) o site da Base Nacional Comum Curricular (BNC) – plataforma ampla para receber sugestões de organizações, redes de ensino e da sociedade em geral para a definição do que os alunos do ensino básico devem aprender ano a ano. No dia 15 de setembro, a pasta divulgará oficialmente a proposta preliminar para, a partir dela, coletar sugestões até o dia 15 de dezembro pelo endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

 

A BNC vai dar a maior transparência possível sobre os conhecimentos que todos os estudantes devem ter, da creche ao ensino médio, detalhando o que devem aprender. O site reúne documentos teóricos, vídeos com especialistas e autoridades. É possível também ter acesso ao currículo adotado em cada estado e no Distrito Federal.

 

"Sem a base fica difícil rever a formação de professores, fica difícil, para não dizer impossível, pensar no material didático", diz o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O ministro espera concluir a BNC até março do ano que vem e enviá-la ao Conselho Nacional de Educação (CNE). "A base se tornou pivô de várias ações e pré-requisito de várias medidas necessárias para melhorar a educação brasileira", acrescenta.

 

O portal já está no ar. A partir de segunda-feira (3), o MEC entrará em contato com as organizações para que façam o cadastro no site e participem da elaboração da base. A partir da divulgação da proposta preliminar, o portal estará aberto para as contribuições.

 

A recomendação é que as redes de ensino, os movimentos sociais, entidades classistas e demais grupos enviem propostas já organizadas, que os represente. Já as contribuições individuais serão consolidadas pelo MEC. O site permite que os colaboradores enviem arquivos e que professores compartilhem, por exemplo, aplicações em sala de aula do que estão defendendo para a BNC.

 

A definição de uma base comum curricular é uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. O PNE estabelece metas e estratégias para os próximos dez anos, de modo a melhorar a educação.

 

Um grupo de 116 especialistas debate no MEC a versão preliminar da BNC, que será colocada para consulta. Depois de consolidada, a proposta da base será enviada ao CNE para avaliação. Depois disso, retorna ao ministério para ser homologada. O prazo para que seja enviada ao CNE é junho de 2016.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Veja Também

05/03/2012
Institucional

pensar-e-perguntar-faz-um-profissional-criativo-

  Especialistas em criatividade e inovação explicam que a base de novas ideias é o questionamento; Pergunte-se como mudar as coisas.  Especialistas em criatividade e inovação explicam que a base de novas ideias é o questionamento; Pergunte-se como mudar as coisas.  “O conhecimento está 'comoditizado'. Todo mundo recebe as mesmas informações e estuda as mesmas coisas”, analisa o consultor em criatividade e inovação Antônio Teixeira. A solução é começar a pensar fora da caixa, para se destacar nas organizações. Porém, embora esteja cada vez mais claro que as empresas precisam de profissionais inovadores e criativos, como desenvolver essas competências? Primeiro,...

24/02/2015
Institucional

Justiça decide que menores de 6 anos não podem frequentar ensino fundamental

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta segunda-feira (23), que escolas públicas e particulares não devem aceitar a matrícula de crianças menores de 6 anos (a completar até 31 de março do ano letivo) no ensino fundamental. Alunos com idade inferior devem ser matriculados na etapa de ensino anterior, que é a pré-escola. A regra já tinha sido regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mas era questionada judicialmente em alguns estados por pais e redes de ensino que pediam a flexibilização da idade corte.

26/03/2018
Graduação

Alunos de Engenharia Civil participam de visita técnica ao frigorífico Distriboi

Os acadêmicos do 6º período de Engenharia Civil, participam dois dias de visita técnica ao frigorífico Distriboi, onde estão sendo executadas estacas escavadas tipo Strauss, blocos de fundação e coroamento. Além disso, a estrutura montada é de concreto pré-moldado. A atividade foi realizada durante a aula da disciplina de Fundações e os alunos foram acompanhados pelo Prof. Luciano Polegário e pela a coordenadora do curso, Prof. Fernanda Aguiar Gabriel.   As visitas ao canteiro de obras do Frigorífico Distriboi foram realizadas nos dias 23 e 24 de março. “Durante esse...

24/05/2016
Graduação

UNIJIPA promoveu comemoração pelo Dia do Pedagogo

Comemorado anualmente no dia 20 de maio, O Dia Nacional do Pedagogo foi comemorado na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), em uma celebração especial realizada no último dia 23 de maio, nas dependências do Campus I da instituição. Estiveram presentes os alunos do curso de Pedagogia; os docentes Rosângela Aparecida da Silva Falqueto, Luciano Osmar Menezes, Vilson Klein, Andreia Pereira, Nilra de Souza Pinheiro Lôbo; a Coordenadora do curso, Célia Maria Peres Galvão; o Diretor Pedagógico Edimar Roberto de Lima Sartoro, e por fim, a Diretora da UNIJIPA, Rosângela Aparecida da Silva.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem