Área Restrita

MEC apresenta proposta de base curricular nacional para ensino fundamental

17/09/2015
Notícias
Institucional

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (16) a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNC), que deverá nortear o ensino básico no país. Entre os dias 25 de setembro e 15 de dezembro a pasta receberá contribuições individuais e de entidades do setor pelo portal da BNC para a construção do documento final, que deverá ser entregue até abril ao Conselho Nacional de Educação.

 

“[A proposta] é uma base de discussão para determinar o que cada aluno deve saber. Para saber, por exemplo, o que se deve aprender de matemática em cada ano, como e quando se deve aprender equações de segundo grau, como deve ser o desenvolvimento da biologia”, explicou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

 

Segundo o documento preliminar, a BNC terá 60% dos conteúdos a serem aprendidos na educação básica do ensino público e do privado, e os 40% restantes serão determinados regionalmente, com abordagem que valorize peculiaridades locais e também que considere escolhas de cada sistema educacional sobre as experiências e conhecimentos a serem oferecidos aos estudantes ao longo do processo de escolarização.

 

De acordo com Janine, no documento final, o percentual poderá ser alterado de acordo com cada disciplina. “[A BNC] iguala as oportunidades e vai fazer com que cada região seja emponderada”, enfatizou o ministro.

 

A construção de uma base nacional comum de ensino está prevista no Plano Nacional de Educação, sancionado 2014. O documento reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados a quatro áreas do conhecimento — ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática — e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica.

 

Segundo o secretário de Ensino Fundamental, Manuel Palácios, a proposta traz um conjunto de temas integradores, como sustentabilidade, tecnologia, educação financeira, questões dos direitos humanos, além de incluir a diversidade de gênero, que poderá estar presente em mais de uma área de conhecimento.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Veja Também

02/04/2018
Graduação

Calouros de Nutrição participam da 1º aula prática na disciplina de Princípios da Ciência da Saúde

Os acadêmicos do 1º período de Nutrição participaram de uma aula prática da disciplina de Princípios da Ciência da Saúde, ministrada pela Prof. Thamara Caroline. A aula foi realizada na última quinta-feira (29), no laboratório de Técnica Dietética, localizado no Campus II da Unijipa.  Com a orientação da professora, os acadêmicos prepararam receitas baseadas nos hábitos da cultura indígena e africana e, ao final da aula, foi realizado a degustação dos pratos feitos.   Durante a aula, os acadêmicos recriaram os seguintes pratos: arroz...

05/05/2011
Institucional

faltoso-de-2010-tem-prazo-ate-dia-31-para-se-justificar

Os habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que não participaram da prova aplicada em 21 de novembro de 2010 devem apresentar o pedido de dispensa até segunda-feira, 31. Pela primeira vez, o pedido pode ser apresentado eletronicamente, com a anexação dos documentos comprobatórios. Até o ano passado, o estudante faltoso tinha de enviar a documentação pelos Correios.Estão disponíveis na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) os formulários para requerimento e o modelo de declaração original de aluno regular e habilitado ao Enade 2010. A declaração deve ser assinada por profissional...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem