Área Restrita

UNIJIPA desenvolveu atividades pedagógicas através da Campanha de Responsabilidade Social

18/09/2015
Notícias
Institucional

 

No último dia 15 de setembro, a Prof.ª e Coordenadora da CRD (Coordenação de Relacionamento com Discente) Nilra de Souza Pinheiro Lobo visitou os alunos do ensino médio da Escola Rio Urupá. Com o apoio dos acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), a docente realizou e supervisionou atividades lúdicas sobre atos morais e imorais praticados na comunidade escolar. O evento faz parte da programação da Campanha de Responsabilidade Social que a UNIJIPA estará realizando na comunidade.

 

Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas na ação social, entre elas alunos do 8º e 2º ano do ensino médio e professores. Nilra destacou e exemplificou o roteiro de atividades desempenhadas na ação. “A atividade iniciou com uma palestra com o tema “Ética e Moral x Sociedade atual”, explicando para os alunos os conceitos de ética e moral e suas diferenças. Em seguida, os acadêmicos do 4º período do curso de pedagogia apresentaram um teatro com várias cenas sobre o tema que se vivencia no cotidiano na sociedade atual, apresentando cenas como desrespeito com o professor em sala, fofoca e suas consequências, bullying, desrespeito em relação as mães com crianças de colo e idosos em ônibus e filas, cola em sala de aula e roubo na escola. O objetivo foi proporcionar aos alunos da escola Rio Urupá uma maior reflexão sobre atos e conduta moral e imoral, que hoje muitos veem como normal. Em seguida os acadêmicos de pedagogia, em conjunto os alunos da escola e professores, cantaram uma parodia de autoria de uma acadêmica, cuja letra abordou o tema ética e moral. Para finalizar, a professora responsável pela atividade fez o fechamento da apresentação falando da importância de se fazer reflexão sobre os atos, atitudes e comportamentos apresentados e as consequências que vem causando na sociedade. ”, finalizou Lobo.

 

O QUE É A CRD?! - Tendo em vista que o principal patrimônio das instituições é seu Corpo Discente, se fez necessário a criação de um canal de relacionamento com aluno específico, onde questões pessoais mais amplas e subjetivas poderão ser analisadas por um profissional permanentemente destacado para esta função, de maneira que resoluções pedagógicas, administrativas e pedagógicas poderão ser viabilizadas de forma transparente e participativa. Para este fim, foi instituída a Coordenação de Relacionamento com Discente – CRD, que é um setor da instituição voltada especificamente para lidar com os alunos, buscando alternativas para situações diversas que, muitas vezes, a Secretaria Acadêmica não possui autonomia e/ou autorização para tratar.

 

 

Galeria

Veja Também

24/04/2015
Graduação

UNIJIPA realizou o 1° Interação Contábil

No último dia 22 (quarta-feira), foi realizada nas dependências da escola Jovem Gonçalves Vilela a primeira edição do evento “Interação Contábil”. Com o lema “Da teoria à prática”, a atividade contou a participação de Walmir Étori (palestrante, escritor e apresentador), Vilma Fátima Mendes Empresária, Contadora e Presidente do CRC de Rondônia), Edson Eduardo Coelho Ramos (Empresário, contador e Egresso da UNIJIPA), Francione Francisca de Oliveira (Professora, empresária e contadora), Simone Isabel da Silva (Contadora e funcionária do Ministério Público), Cleunice de Souza e Silva Virgulino (psicólogas orientadoras), além dos acadêmicos Whaine e Sara Martin (m...

05/05/2011
Institucional

mais-de-110-mil-candidatos-obtem-media-para-certificacao

Cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos (na data da prova, realizada no início de novembro do ano passado) estão aptas a obter a certificação do ensino médio. Ao participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, com esse objetivo, elas obtiveram os 400 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas e 500 na redação. A relação dos candidatos com avaliação suficiente para conseguir a certificação está disponível na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A consulta pode ser feita por estado e município. O sistema de consulta facilita o processo de matrículas dos participantes...

19/05/2016
Graduação

UNIJIPA comemora o dia do Enfermeiro

No último dia 12 de maio, data em que se comemora anualmente O Dia do Profissional de Enfermagem, acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIJIPA prepararam uma homenagem para o corpo de professores do curso. Estiveram envolvidos na atividade, ocupando as dependências do Campus II, os docentes Miriam Gabriela Gomes da Silva, Carina Sena Padovan Ishida, Luciana Santana Martins, Daniela Cristina Gonçalves Aidar, Cristiane Ferreira Silveira, Marcelo Erik Lopes, José Valter Ferreira dos Santos, e por fim, a Coordenadora do curso, Sônia Maria Ribeiro.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem