UNIJIPA desenvolveu atividades pedagógicas através da Campanha de Responsabilidade Social

18/09/2015

No último dia 15 de setembro, a Prof.ª e Coordenadora da CRD (Coordenação de Relacionamento com Discente) Nilra de Souza Pinheiro Lobo visitou os alunos do ensino médio da Escola Rio Urupá. Com o apoio dos acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), a docente realizou e supervisionou atividades lúdicas sobre atos morais e imorais praticados na comunidade escolar. O evento faz parte da programação da Campanha de Responsabilidade Social que a UNIJIPA estará realizando na comunidade.

Cerca de 60 pessoas estiveram envolvidas na ação social, entre elas alunos do 8º e 2º ano do ensino médio e professores. Nilra destacou e exemplificou o roteiro de atividades desempenhadas na ação. “A atividade iniciou com uma palestra com o tema “Ética e Moral x Sociedade atual”, explicando para os alunos os conceitos de ética e moral e suas diferenças. Em seguida, os acadêmicos do 4º período do curso de pedagogia apresentaram um teatro com várias cenas sobre o tema que se vivencia no cotidiano na sociedade atual, apresentando cenas como desrespeito com o professor em sala, fofoca e suas consequências, bullying, desrespeito em relação as mães com crianças de colo e idosos em ônibus e filas, cola em sala de aula e roubo na escola. O objetivo foi proporcionar aos alunos da escola Rio Urupá uma maior reflexão sobre atos e conduta moral e imoral, que hoje muitos veem como normal. Em seguida os acadêmicos de pedagogia, em conjunto os alunos da escola e professores, cantaram uma parodia de autoria de uma acadêmica, cuja letra abordou o tema ética e moral. Para finalizar, a professora responsável pela atividade fez o fechamento da apresentação falando da importância de se fazer reflexão sobre os atos, atitudes e comportamentos apresentados e as consequências que vem causando na sociedade. ”, finalizou Lobo.

O QUE É A CRD?! - Tendo em vista que o principal patrimônio das instituições é seu Corpo Discente, se fez necessário a criação de um canal de relacionamento com aluno específico, onde questões pessoais mais amplas e subjetivas poderão ser analisadas por um profissional permanentemente destacado para esta função, de maneira que resoluções pedagógicas, administrativas e pedagógicas poderão ser viabilizadas de forma transparente e participativa. Para este fim, foi instituída a Coordenação de Relacionamento com Discente – CRD, que é um setor da instituição voltada especificamente para lidar com os alunos, buscando alternativas para situações diversas que, muitas vezes, a Secretaria Acadêmica não possui autonomia e/ou autorização para tratar.