Área Restrita

Tutores do EaD participaram de oficina para elaboração de questões modelo Enade

27/10/2015
Notícias
Institucional

 

No último sábado (24), os tutores das disciplinas de Educação a Distância (EaD) do Athenas Virtual participaram de uma oficina de construção de itens no modelo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em Porto Velho (RO). A atividade ocupou as dependências da sede do Athenas Grupo Educacional.

 

O treinamento foi ministrado pelo professor Marcos Aurélio Marques e teve como objetivo principal auxiliar os tutores a entenderem a importância da avaliação e como elaborar provas no formato exigido pelo ENADE. “A oficina iniciou com a explanação da história das avaliações e da importância delas. Após, explicou-se sobre o método avaliativo utilizado pelo ENADE e como a construção das questões tem importância neste processo. Durante o treinamento, também foi apresentado aos participantes a “taxonomia de Bloom”, que é a pirâmide dos níveis de complexidade de como o aluno será avaliado durante uma prova. ”, explicou Marques.

 

Foram apresentados modelos de questões que seguem o modelo do ENADE, em que os tutores puderam debater entre si experiências sobre a construção de modelos similares e estilos menos trabalhosos de serem elaborados. O Athenas Grupo Educacional trabalha e avalia em toda a construção do ensino dos alunos através da metodologia do ENADE.

 

Participaram da oficina os tutores Rafael Mallmann, Tatiana Machado, Geraldo Cotinguiba, Tiago Cargnin e Ledson Oliveira. Representando o Núcleo de Educação à Distância (Nead): Michele Martines, coordenadora; Tiago Freitas, analista pedagógico; Halex Frederic, assistente de novas mídias e a assistente pedagógica, Andreia Cruz.

 

 

Galeria

Veja Também

18/05/2015
Institucional

Ministro muda discurso e já admite reabrir o Fies

O Ministério da Educação (MEC) negocia com o Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto mais recursos para a reabertura do programa de financiamento estudantil (Fies) em 2015. “Estamos conversando com a Fazenda e o Planalto e vendo os custos para a reabertura do programa”, afirmou o ministro da pasta, Renato Janine Ribeiro. Na última terça-feira, o ministério obteve vitória na Justiça ao derrubar liminares que mantinham o prazo de inscrição para o Fies aberto, sob o argumento de que o governo federal não tem mais verba para o programa.

09/08/2013
Institucional

plataforma-da-usp-ensina-a-escrever-artigo-cientifico-

Recurso é gratuito e já está acessível para qualquer usuário on-line Para melhorar o nível de qualidade na elaboração de artigos científicos por pesquisadores brasileiros, a Universidade de São Paulo (USP) - líder em produção científica no País -, lançou o curso de escrita científica. Formatado para a web e oferecido gratuitamente, o curso tem como objetivo auxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica. A redação de trabalhos científicos, elaborados para serem publicados em revistas de alto impacto (como a Science, Nature e a Clinics) é um dos gargalos para o crescimento da produção científica...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem