Área Restrita

Colaborador do Athenas Grupo Educacional participa do 5º ENCES

04/11/2015
Notícias
Institucional

 

Com realização nos dias 4, 5 e 6 de novembro, o 5º ENCES, evento focado na gestão e captação dos dados da educação superior, está sendo executado em Brasília (DF), e conta com a participação do colaborador Luiz Carlos Pereira do Athenas Grupo Educacional de Ji-Paraná (RO). O encontro tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

 

SOBRE O EVENTO - A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES. Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo, para conferir as informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado. Os dados são divulgados e a Sinopse Estatística é publicada. Depois disso não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.

 

Luiz destaca a importância de se participar desses eventos. “Estou representando o Athenas como Procurador Institucional, e é extremamente relevante contribuir e fazer parte desse levantamento de dados, que visa padronizar as informações para que possam futuramente fazer parte das estatísticas oficiais do mapa de ensino superior no pais. Esse evento de alto nível, do Inep, traduz a intenção de aprimorar cada vez mais os mecanismos de coleta e transmissão de dados institucionais, que por outro lado os repassa a sociedade e a órgãos governamentais, tais como o Sesu, para que possam monitorar e criar políticas públicas da educação superior, altamente relevantes ao desenvolvimento do país. O 5º ENCES, além de tudo o que oferece no que tange a educação, ainda conta com a participação do Prof.º Dilvo Ristoff, Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Sesu/MEC, um grande expoente na área da educação no Brasil, além claro, de outros grandes nomes ”, finalizou o colaborador.

 

Fonte: INEP

 

 

Galeria

Veja Também

26/04/2016
Institucional

20 empreendedores para começar a seguir agora nas redes sociais

Está precisando de um conselho ou de uma inspiração? Que tal dar uma espiada no Twitter, Facebook ou Instagram? Não, não estamos falando de fotos de bichinhos fofos, de pratos apetitosos nem mesmo das pérolas do Chapolin Sincero. Muitos dos empreendedores que são referência no Brasil e no mundo têm perfis ativos nas principais redes sociais e compartilham seus pensamentos diariamente nesses canais. Quer maneira mais fácil de adquirir conhecimento para fazer seu negócio ir para a frente? Ah, é claro que, de quebra, ainda dá para interagir, afinal, quem sabe a Bel Pesce não responda ao seu tweet ou o Marco Gomes não curta o seu comentário?! Então, anote aí o perfil desses 20 empreendedores...

20/07/2017
Institucional

PROLER 2017/2

O Athenas Grupo Educacional, no seu compromisso de formar cidadãos e profissionais qualificados, pretende por meio do projeto de leitura interdisciplinar atuar em consonância com o eixo estratégico de fomento a leitura e formação, promovendo o desenvolvimento tanto em nível individual (formação de leitores), quanto acadêmico, promovendo produções técnico-científicas. Sendo assim, essa atividade tem como objetivo desenvolver as habilidades relacionadas à leitura como a compreensão, reflexão, interpretação, valorizando a aquisição de linguagens literárias,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem