Auditório da UNIMED recebeu mais uma etapa do MBA em Administração e Finanças em Gestão Cooperativa

15/12/2015

De 11 a 13 de dezembro, utilizando as dependências da UNIMED Ji-Paraná, foi realizada mais uma etapa do curso de pós-graduação de MBA em Administração e Finanças em Gestão Cooperativa, através dos trabalhos do Prof.º Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, atendendo cerca de 30 alunos.

O curso prepara o interessado para atuar na Administração e Finanças de Cooperativas obtendo conhecimentos e ferramentas para atualização e aprimoramento nos processos de gestão em cooperativas e desenvolver conhecimentos jurídicos, técnicos e científicos na área de administração, finanças e de gestão. As áreas mais indicadas são as de Administração, Finanças e Gestão de Cooperativas.

UM POUCO MAIS SOBRE O DOCENTE - Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, escritor do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”, é natural de Alagoas. Em 1965 foi para o Rio de Janeiro e, em 1976, graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Junior. Ingressou no Banco Central em 1978, por meio de concurso público, onde desenvolveu carreiras de Auditor, Supervisor e Gerente Técnico do Rio de Janeiro nos Departamentos: a) de Fiscalização – DEFIS, até 1999; b) de Combate a Ilícitos Financeiros e Cambiais – DECIF, até agosto de 2000, e c) de Organização do Sistema Financeiro – DEORF. Em outubro de 2003 foi transferido para Brasília no cargo de Consultor do DEORF, função na qual se dedicou de forma prioritária ao segmento cooperativista de crédito, tanto do ponto de vista de sua organização, quanto no desenvolvimento de técnicas para análise de planos de negócios a partir das mudanças normativas introduzidas pela então Resolução 3.106, de junho de 2003, e que hoje estão consolidadas na Resolução 4.434, de 5 agosto de 2015. Aposentou-se em 2010 e, no mesmo ano, assumiu o cargo de Diretor de Apoio aos Negócios no Sicoob Confederação, com foco de atuação na elaboração e acompanhamento da execução orçamentária, na viabilização dos programas definidos pelo planejamento estratégico, na proposição de normas sistêmicas e no apoio às Centrais e Singulares no papel de aprimoramento e divulgação dos produtos e serviços colocados à disposição dos associados. Em 2014, em conjunto com Marden Marques Soares, criou a MAC Consultoria Ltda., voltada para estudos e assessoria técnica, financeira, educacional e administrativa de instituições em geral, em especial o cooperativismo financeiro.

De acordo com a Colaboradora do Athenas Grupo Educacional, Rosangela Valentim, que esteve acompanhando os trabalhos da pós-graduação, a vinda do docente acrescentou e muito para o aperfeiçoamento dos alunos. “O Prof.º Sobrinho possui uma carreira e história de muito destaque e prestígio nas áreas em que é atuante. Através dos conhecimentos agregados por ele e pelo reconhecimento nacional que possui no cooperativismo nacional, sem sombra de dúvidas, os alunos presentes no curso se formarão com ainda mais embasamento para os novos desafios futuros. Em nome da pós-graduação do Athenas Grupo Educacional, nós agradecemos e muito a presença e o trabalho executado. ”, finalizou Valentim.