UNIJIPA realizou a edição 2016 do Trote Solidário

25/02/2016

No último dia 22 (segunda-feira), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) realizou a edição 2016 do tradicional Trote Solidário. O projeto, é uma ação que visa promover as boas práticas sociais entre os novos e os antigos alunos da instituição. Em parceria com a Phemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia), foram coletadas bolsas de sangue e registrados cadastros de doares voluntários de medula óssea.

A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE - É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice. O Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País. Alguns estados como São Paulo e o Distrito Federal fornecem vantagens para os doadores regulares de sangue. Existem leis que isentam da taxa de inscrição os doadores de sangue que quiserem prestar concursos públicos realizados pela Administração Direta, Indireta, Fundações Públicas e Universidades Públicas do Estado. Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

A Diretora da UNIJIPA, Rosangela Silva, destacou a importância do Trote Solidário para a instituição. “Nada como receber os novos acadêmicos, já com práticas sociais responsáveis. O Trote Solidário alia dois momentos muito especiais na vida de qualquer pessoa: o ingresso na vida acadêmica e a doação de sangue. Sabemos que é altamente necessário que os bancos de sangue se mantenham sempre abastecidos, e nós da UNIJIPA em tradicional parceria com a Phemeron, motivamos esse comportamento.”, finalizou Silva.

RECOMENDAÇÕES PARA A DOAÇÃO - - Nunca vá doar sangue em jejum;Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação; Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação; Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação e as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

Fonte: Blog da Saúde