Área Restrita

[Especial] Conheça 6 mulheres incríveis que marcaram a História

08/03/2016
Notícias
Institucional

 

Em homenagem ao Dia da Mulher, separamos a biografia de 6 personagens importantes para lembrar a luta pelo espaço feminino na sociedade. A lista só tem 6 nomes de mulheres que foram importantes para a História, mas poderia ter milhares de outros (seria impossível tentar listar todos, essa é apenas uma pequena seleção. Convidamos quem lembrou de outras #MulheresIncríveis a contar um pouco da história delas no espaço para comentários da galeria). Nosso sonho é que, no futuro, milhões de nomes de mulheres que tenham feito a diferença para o mundo possam ser lembradas também. Nesse Dia da Mulher, inspire-se com a biografia dessas pioneiras que lutaram contra o preconceito para serem aceitas em suas profissões.



 

 

Hipácia foi matemática, astrônoma e uma das mais importantes pensadoras da Antiguidade. Acabou sendo brutalmente morta por cristãos, acusada de bruxaria. É considerada a última intelectual de destaque da Alexandria, centro da cultura grega no mundo helenístico. 

 



Joana dArc era uma garota pobre e analfabeta de 17 anos quando decidiu salvar a França dos ingleses. Sem nenhum conhecimento militar, convenceu na base da fé um pequeno grupo de soldados a acompanhá-la. A camponesa obteve o que parecia impossível: seu próprio exército, de cerca de 7 mil homens, e a autorização real para marchar até Orleans (a 130 km de Paris) e livrá-la do cerco inglês. 



 
 

Maria Quitéria de Jesus foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Teve que se disfarçar de homem meses antes para poder lutar contra os portugueses nas batalhas travadas na Bahia. É considerada a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823. 




 

Ada Lovelace é considerada a primeira programadora do mundo, muito antes da nossa ideia atual de computador pessoal existir. Nasceu em 1815, no Reino Unido, e era filha de Lorde Byron, a única filha legítima do escritor com sua esposa Anne Isabella. Cresceu em um ambiente de lógica e de estudos matemáticos e logo seus talentos com os números a aproximaram do inventor Charles Babbage. professor e inventor. Os estudos dos dois permaneceram quase esquecidos, até que as anotações de Lovelace foram republicadas e se tornaram essenciais para inspirar o trabalho de Alan Turing sobre os primeiros computadores modernos na década de 1940. 





 

 

Marie Curie nasceu em 7 de novembro de 1867 e foi uma física e química polonesa. Apesar de ser uma excelente aluna na escola, ela foi impedida de entrar no ensino superior regular, que só aceitava homens. Ela lutou contra o preconceito e tornou-se uma cientista genial. Foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em áreas diferentes. 




  
 

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar para o espaço, em 16 de junho de 1963. Ela encarnava o ideal soviético completamente. Nasceu em uma família comunista de trabalhadores operários e rurais na Rússia. Seu pai era motorista de trator e, sua mãe, funcionária de uma fábrica têxtil. Desde cedo, a jovem já curtia se aventurar - e esse foi um dos fatores determinantes para a sua escolha. Por gosto, começou a participar de um clube de paraquedistas amadores e deu seu primeiro salto aos 22 anos. 



Fonte: Guia do Estudante 

 

 

Veja Também

12/05/2016
Institucional

FHEMERON realizou cadastro de Medula Óssea na UNIJIPA

No último dia 10 de maio (terça-feira), de 19h às 22h, a a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (FHEMERON), em parceria com a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA), realizou o cadastro de Medula Óssea com os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura, Administração e Pedagogia, além dos docentes Simone dos Santos França, Paulo Malick Musiau, Luci Vieira e Coordenadores Célia Maria Peres Galvão, Evaldo Arruda Pinto. Também participaram da ação os colaboradores Haylana Pinheiro Lôbo, Carinne Aléssio, Marlon Eduardo Dias Alves e Israel de Assis Pereira.

14/01/2015
Institucional

MEC divulga cronograma oficial do ProUni para 2015

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) a pré-seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) acontece a partir da divulgação de duas listas sucessivas de aprovados. O resultado do ProuUni poderá ser consultado no site oficial do programa educacional. Na edição do ano passado, mais de 190 mil bolsas foram disponibilizadas para estudantes de baixa renda, participantes das escolas de redes públicas que ingressaram no Enem. A expectativa pra esse ano é que o número de bolsas suba para 200 mil, com mais de 1.200 instituições participantes.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem