Acadêmicos de Pedagogia participaram de 2º Simpósio no IFRO - Ji-PARANÁ - RO

04/08/2017
Nos dias 01 e 02 de agosto, foi realizado o II Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (SILLIC), no IFRO - Campus Ji-Paraná. O simpósio abordou o tema “Os gêneros discursivos na construção da competência linguística”.

Os acadêmicos de Pedagogia da Unijipa participaram do evento organizado pelo Grupo de Estudo em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (GERLLIC). Uma das palestras mais significativas para os alunos, foi a que abordou o tema: “A leitura como objeto de ensino numa perspectiva interdisciplinar”, ministrada pelo Prof. Me. Carlos Alberto Suniga.

“O evento visou as práticas de leitura, que deveria ser vista, e praticada, como processo fundamental para o desenvolvimento de domínio das habilidades e competências, em todos os componentes curriculares com os quais o aluno entra em contato pelo incentivo do professor" ressaltou o Prof. Me. Carlos Alberto Suniga.

“"A leitura do mundo precede a leitura da palavra" nos relata em sua teoria o Paulo Freire, isto quer dizer também de tornar as práticas sociais em diversos gêneros de leitura nos aponta Magda Soares em defesa da Alfabetizar Letrando.  Com isto tudo, um recurso metodológico e interdisciplinar pode se constituir numa ação valorizadora e incentivadora no processo de formação do sujeito leitor, crítico, refletivo e autônomo na transformação do ser social, político, econômico, religioso e profissional em vista da construção de seu projeto de vida”, explicou o Prof. Luciano Osmar Menezes.

Para nossos acadêmicos, o evento foi de grande importância. Pois ele amplia as visões dos alunos e auxilia no complemento do conhecimento adquirido ao longo dos anos do curso de Pedagogia.