Área Restrita

Deputados começam a analisar as diretrizes para 2011-2020

05/05/2011
Notícias
Institucional

O exame das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020 começa este mês na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Durante cinco sessões ordinárias, os parlamentares.

O exame das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020 começa este mês na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Durante cinco sessões ordinárias, os parlamentares podem apresentar emendas ao Projeto de Lei nº 8.035/2010, enviado ao Congresso Nacional em 15 de dezembro do ano passado pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelas regras do Parlamento, depois de examinado na comissão da Câmara, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado nas duas instâncias legislativas, é enviado a comissões correspondentes do Senado Federal.

O PNE 2011-2020 tem dez diretrizes, que preveem, entre outras iniciativas, a erradicação do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a valorização dos profissionais da educação, a gestão democrática da educação e a difusão dos princípios de equidade e do respeito à diversidade. O plano define metas e prazos para que elas sejam alcançadas. A meta número um é a universalização do atendimento escolar — até 2016, de crianças de quatro e cinco anos de idade e de adolescentes de 15 a 17 anos; até 2020, de crianças de até três anos (ampliação do atendimento em 50%). O aumento da oferta de educação integral pública também está previsto e deve atingir 50% das escolas até 2020.

O Distrito Federal, os 26 estados e os 5.564 municípios têm uma série de tarefas a cumprir a partir da aprovação do PNE no Congresso Nacional. Eles devem, por exemplo, criar leis específicas, no prazo de um ano, para disciplinar a gestão democrática da educação nas redes de ensino, além de atualizar ou elaborar planos estaduais e municipais de educação.

Avaliação — O plano estabelece que o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), será usado para avaliar a qualidade do ensino. O Ideb foi criado em 2007 para aferir o desempenho de escolas e redes de ensino e determina metas a serem atingidas até 2021.

Quanto aos recursos, o projeto de lei prevê a ampliação progressiva do investimento público até que seja atingido o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país. Esse percentual será revisto em 2015.

Fonte: MEC - Ministério da Educação

Veja Também

04/11/2011
Institucional

conselho-regional-de-administracao-anuncia-vaga-de-trabalho

Atenção Administradores do interior de Rondônia!   Atenção Administradores do interior de Rondônia!   O Conselho Regional de Administração - CRA/RO anunciou hoje, através de sua assessoria de comunicação que há uma vaga de trabalho para candidatos da região central, zona da mata e cone sul de Rondônia, especificamente dos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena e Rolim de Moura.     A vaga em questão é para um cargo de administrador, com atuação no eixo Ji-Paraná/Vilhena, na gestão de um escritório imobiliário, e na gerência de um loteamento que será colocado à venda nos próximos meses.   Segundo o CRA, a remuneração...

18/12/2012
Institucional

curso-de-pedagogia-realiza-evento

Seminário de vivências de estágio No dia 29.11.2012 às 19h30min na sala 08 do prédio da UNIJIPA aconteceu o "SEMINÁRIO DE VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA - UNIJIPA 2013.1". O evento tem como proposta pedagógica à exposição das vivências e instrumentalidades vivenciadas ao longo do estágio I do curso de Pedagogia. A noite contou com a presença da senhora Vereadora Márcia Regina, que falou da importância do estágio na vida acadêmica. Os professores do curso de Pedagogia: Rosângela Aparecida Falqueto, Jovelina Ladeira e Junior, também prestigiaram o evento, promovido pela UNIJIPA sob a coordenação do Prof. Esp. Rogério Crivelaro que conduziu a apresentação...

14/04/2015
Institucional

Escola está fora da rota de 172 mil jovens

Com a morte do pai, Lorraine Stephanie, na época com 15 anos, precisou sair da escola para trabalhar e ajudar a mãe em casa. Luiz Eduardo Costa, 19, largou a sala de aula há dois anos para complementar a renda da família, que está reformando a casa. Com apenas 13 anos, Eduarda Stefany Gonçalves vê alguns jovens conquistando a independência financeira e planeja fazer o mesmo para juntar dinheiro para sua festa de 15 anos. Histórias diferentes mostram a mesma realidade: 27,5% dos mineiros de 15 a 17 anos não conseguem conciliar trabalho e estudo.

04/10/2017
Institucional

Unijipa recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável

Entre os dias 18 e 23 de setembro, a Unijipa promoveu a Semana de Responsabilidade Social. Estiveram presentes na ocasião, os acadêmicos de Pedagogia, Farmácia, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina.     Além disso, durante todo o mês de setembro ações sociais foram desenvolvidas na comunidade por acadêmicos, professores e coordenadores de diversos cursos. Os estudantes prestaram auxilio no Lar do idoso, escola EEEFM Prof Jose Francisco dos Santos, no feirão do produtor e no Núcleo de Apoio Contábil (NAF).   Por...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem