Técnico em Edificações

06/05/2011

Da Caracterização do Curso

O curso Técnico em Edificações refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais.

Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas.

Dos Objetivos

O Curso Técnico em Edificações objetiva:

- Formar profissionais fundamentados, teoricamente, com domínio de técnicas de planejamento, gestão e controle para inserção no mercado de trabalho da construção civil;

- Formar técnicos conscientes de suas responsabilidades ética e social, que se comprometam com a aplicação de tecnologias politicamente corretas, prezando a qualidade de vida e promovendo o bem estar da comunidade.

Dos Requisitos de Acesso

São condições para matrícula na Educação Profissional:

- No módulo inicial estar cursando a 2ª Série do Ensino Médio ou haver concluído o Ensino Médio ou ainda ter sido classificado para tal, atendidas as condições expressas na legislação em vigor e no Regimento Escolar da Unidade em questão.

- Nos demais módulos, por classificação, com aproveitamento do módulo anterior ou por reclassificação, atendida as condições expressas na legislação em vigor e no Regimento Escolar da Unidade em questão.

Da Área de Atuação – Mercado de Trabalho

O técnico em Edificações vem suprir o mercado ante a necessidade de um profissional técnico orientado a prática e acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros e tecnólogos, respeitadas as atribuições de cada profissional.

O mercado de trabalho se apresenta na forma de médias e grandes construtoras, mobilizadas para edificações residenciais, hospitalares, comerciais etc.

Outros setores importantes, do ponto de vista do posto de trabalho, são os inúmeros escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as pequenas construtoras vinculadas às fases de projeto, execução e manutenção de edificações.

Assim, podemos listar algumas funções, tais como:

a. Desenho de projetos;

b. Desenho auxiliado por computador (CAD);

c. Instalações Sanitárias, Elétricas, hidráulicas e especiais;

d. Orçamento;

e. Fiscalização e acompanhamento;

f. Verificação de código de posturas e Legislação Urbana;

g. Controle tecnológico da obra;

h. Atividades laboratoriais com materiais de construção.

Documento para Matrícula

Abaixo lista de documentos necessários para matrícula:

-  Histórico Escolar (original) do Ensino Médio

-  Certidão de casamento (fotocópia) ou certidão de nascimento (fotocópia)

-  Comprovante de endereço (fotocópia)

-  CPF (fotocópia)

-  RG (fotocópia)

Estágio Supervisionado

A carga horária do estágio supervisionado, para o Curso Técnico em Edificações é de 240 horas atividades sendo requisito para aprovação e obtenção de diploma e será realizado objetivando a integração do aluno com o mundo do trabalho, conforme a legislação de ensino em vigor e os alunos estagiários deverão estar regularmente matriculados no Curso.

A carga horária do estágio não poderá exceder a jornada diária de 06(seis) horas, perfazendo um total de 30(trinta) horas semanais.

O Estágio Supervisionado será realizado em Empresas e/ou Instituições da área da construção civil ou área afim, da rede pública ou privada, denominadas concedentes, através de Convênios específicos para esta atividade curricular, com o ATHENAS CURSOS TÉCNICOS.

A realização do Estágio Supervisionado, oferecido pelo ATHENAS CURSOS TÉCNICOS, seguirá os critérios estabelecidos no Plano de Estágio Supervisionado, no Regimento Escolar e neste Plano de Curso, e demais legislação aplicável, sendo transmitida aos ingressantes, pelo coordenador do curso.