Área Restrita

Técnico em Edificações

06/05/2011
Notícias
Institucional

Da Caracterização do Curso

O curso Técnico em Edificações refere-se a um ramo da construção civil que concentra estudos em áreas ligadas a projeto, construção e manutenção de obras civis ditas leves: prédios altos, residências e edificações urbanas e rurais.

 

 

Tais serviços envolvem as fases de projeto e desenho, construção e acabamento da estrutura, instalações elétricas, hidro-sanitárias e especiais, patologia e tratamento de estruturas.

 

Dos Objetivos

O Curso Técnico em Edificações objetiva:

- Formar profissionais fundamentados, teoricamente, com domínio de técnicas de planejamento, gestão e controle para inserção no mercado de trabalho da construção civil;

- Formar técnicos conscientes de suas responsabilidades ética e social, que se comprometam com a aplicação de tecnologias politicamente corretas, prezando a qualidade de vida e promovendo o bem estar da comunidade.

 

Dos Requisitos de Acesso

 

São condições para matrícula na Educação Profissional:

- No módulo inicial estar cursando a 2ª Série do Ensino Médio ou haver concluído o Ensino Médio ou ainda ter sido classificado para tal, atendidas as condições expressas na legislação em vigor e no Regimento Escolar da Unidade em questão.

- Nos demais módulos, por classificação, com aproveitamento do módulo anterior ou por reclassificação, atendida as condições expressas na legislação em vigor e no Regimento Escolar da Unidade em questão.

 

Da Área de Atuação – Mercado de Trabalho

 

O técnico em Edificações vem suprir o mercado ante a necessidade de um profissional técnico orientado a prática e acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros e tecnólogos, respeitadas as atribuições de cada profissional.

O mercado de trabalho se apresenta na forma de médias e grandes construtoras, mobilizadas para edificações residenciais, hospitalares, comerciais etc.

Outros setores importantes, do ponto de vista do posto de trabalho, são os inúmeros escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as pequenas construtoras vinculadas às fases de projeto, execução e manutenção de edificações.

Assim, podemos listar algumas funções, tais como:

a. Desenho de projetos;

b. Desenho auxiliado por computador (CAD);

c. Instalações Sanitárias, Elétricas, hidráulicas e especiais;

d. Orçamento;

e. Fiscalização e acompanhamento;

f. Verificação de código de posturas e Legislação Urbana;

g. Controle tecnológico da obra;

h. Atividades laboratoriais com materiais de construção.

 

Documento para Matrícula

Abaixo lista de documentos necessários para matrícula:

-  Histórico Escolar (original) do Ensino Médio

-  Certidão de casamento (fotocópia) ou certidão de nascimento (fotocópia)

-  Comprovante de endereço (fotocópia)

-  CPF (fotocópia)

-  RG (fotocópia)

Estágio Supervisionado

A carga horária do estágio supervisionado, para o Curso Técnico em Edificações é de 240 horas atividades sendo requisito para aprovação e obtenção de diploma e será realizado objetivando a integração do aluno com o mundo do trabalho, conforme a legislação de ensino em vigor e os alunos estagiários deverão estar regularmente matriculados no Curso.

A carga horária do estágio não poderá exceder a jornada diária de 06(seis) horas, perfazendo um total de 30(trinta) horas semanais.

O Estágio Supervisionado será realizado em Empresas e/ou Instituições da área da construção civil ou área afim, da rede pública ou privada, denominadas concedentes, através de Convênios específicos para esta atividade curricular, com o ATHENAS CURSOS TÉCNICOS.

A realização do Estágio Supervisionado, oferecido pelo ATHENAS CURSOS TÉCNICOS, seguirá os critérios estabelecidos no Plano de Estágio Supervisionado, no Regimento Escolar e neste Plano de Curso, e demais legislação aplicável, sendo transmitida aos ingressantes, pelo coordenador do curso.

Veja Também

Comentários

16/06/2017
andrielli_pereira@outlook.com
andrielli pereira lopes
ola gostaria de saber se vcs tem o curso tecnico em secretaria escolar
01/03/2017
gaucom@hotmail.com
Luiz Raymundo
Prezados Senhores, A LFC&MSP Consultoria de Engenharia de Custos, elaborou um plano de trabalho inédito, para fazer o estímulo à produção de conhecimento, sobre os fundamentos e a prática na Formação de Preços em obras e empreendimentos públicos. A ideia é oferecer ao meio profissional e acadêmico da Engenharia Brasileira, o “estado de arte” dos métodos utilizados e as necessidades de aprimoramento na Engenharia de Custos, com referência internacional, de modo a rever procedimentos adotados e a oferecer metodologias atualizadas e apropriadas à evolução da atividade nas empresas e governos. A iniciativa de se dedicar aos temas da Engenharia de Custos apoia-se no ambiente institucional favorável, que hoje se revigora no país, na superação de problemas históricos, identificados na gestão de custos de projetos de engenharia, e na necessidade de uma melhor compreensão pela Sociedade dos aspectos técnicos que a especialidade detém. Para alcançar tais objetivos, geramos e estruturamos um programa de Ensino, exclusivo para os profissionais que atuam no campo da Engenharia de Custos, que faço expor no anexo Módulo 2 - Formação do Preço de Obras Públicas, que por mim é ministrado, em cursos de MBA, numa carga horária de 20 horas (geralmente um final de semana, sábado e domingo). O valor da remuneração é de R$ 3.5 mil reais. Fora do Município de São Paulo, as despesas de translado, alimentação e hospedagem, são reembolsadas. É com muito prazer que coloco-me à disposição para contribuir com suas iniciativas. Receba o meu cordial abraço, Luiz Raymundo Freire de Carvalho, CRK (+55 11) 982640860 www.gaucom.com.br
30/03/2016
jositforte@hotmail.com
joselha
ola qual a carga horaria do curso e qual turno do curso....e valor da mensalidade e duracao...e se poderei assinar projetos,,,
08/03/2016
Alessandrocouto@hotmail.com
Alessandro Pereira Couto
Tenho interesse no curso técnico em edificações.
CAPTCHA Image
Recarregar Imagem