Área Restrita

Técnico em Segurança do Trabalho

07/07/2011
Notícias
Institucional

 

O Técnico em Segurança do Trabalho ligado à Área da Saúde será capacitado a desenvolver e a viabilizar procedimentos técnicos e administrativos voltados para a elevação do nível da qualidade de vida do trabalhador. Irá estabelecer no campo suas atribuições, estratégias e ações, visando ao controle de acidentes e doenças profissionais.

O profissional poderá, ainda, elaborar e executar programas prevencionistas relacionados à segurança e à higiene do trabalho, identificando e monitorando a proteção ativa existente na empresa e reconhecendo as características da proteção passiva. Além disso, irá articular e colaborar com órgãos ligados à prevenção de acidentes e de doenças do trabalho, adequando a legislação ao empreendimento sob análise, procurando manter as políticas administrativas, promovendo debates, seminários e palestras para divulgar assuntos relacionados à segurança do trabalhador.

O Técnico vai avaliar as condições ambientais de trabalho e emitirá parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho, de forma segura, encaminhando aos setores e às áreas competentes, normas, regulamentos, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para o conhecimento e o autodesenvolvimento do trabalhador. Informando-o, assim, sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminação e neutralização destes riscos.

 

Mercado de Trabalho

Entre as atribuições do Técnico em Segurança do Trabalho, está inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes. Estabelecer normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.

Fiscalizar os postos de combate a incêndios, examinando as mangueiras, hidrantes, extintores e equipamentos de proteção contra incêndios, para certificar-se de suas perfeitas condições de funcionamento.

Uma outra importante função deste profissional é a participação em reuniões sobre segurança no trabalho, fornecendo dados relativos ao assunto, apresentando sugestões e analisando a viabilidade de medidas de segurança propostas, para aperfeiçoar o sistema existente.

 

Contato

assessoriapos@famar.edu.br

(69) 3903-1500

Veja Também

31/05/2012
Institucional

lei-declara-paulo-freire-patrono-da-educacao-brasileira

Educador é referência unânime para pedagogos e professores contemporâneos. Foi publicada no "Diário Oficial da União" a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. A lei é assinada pela presidente Dilma Rousseff. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído (confira no vídeo acima programa Globo Ciência sobre a vida e obra...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem