Área Restrita

Administração é o curso com maior número de estudantes no país

17/11/2011
Notícias
Institucional

Dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o curso de administração é o que tem maior número de estudantes no país: 705.690. Na lista das graduações mais populares, aparecem, na sequência, direito (694 mil), pedagogia (297 mil), enfermagem (244,5 mil) e ciências contábeis (244,2 mil). Os números referem-se apenas às matrículas dos cursos presenciais, que totalizam 3,1 milhões de estudantes.


Para o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, não é positivo que haja concentração da formação em áreas específicas. "Isso não é bom para o desenvolvimento do país, nem vantajoso do ponto de vista social e econômico. Temos que continuar trabalhando por meio de mecanismos de oferta que incentivem a criação de novos cursos e permitam ao aluno ter melhor visualização das vagas disponíveis", explica o secretário. Ele cita como exemplo o Sistema de Seleção Unificada (SISU), ferramenta criada pelo MEC em 2009, que reúne vagas oferecidas por diferentes instituições públicas de ensino superior e permite ao aluno pleitear uma delas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Em 2010, foram oferecidos 3,1 milhões de vagas pelas instituições públicas e privadas em cursos presenciais e o dobro de estudantes se inscreveu nos processos seletivos em busca de uma delas. Entre os cursos com maior procura, o campeão foi direito: 632 mil candidatos para disputar uma das 218 mil vagas ofertadas. Em segundo lugar vem administração, com 617 mil inscritos, seguido por medicina, com 542 mil, pedagogia, com 268 mil, e enfermagem, com 257 mil.


Segundo Costa, houve um incremento de 45% no número de alunos que ingressaram nos cursos de engenharia – área considerada estratégica pelo governo e que sofre com a falta de mão de obra qualificada. "Pode não haver vaga no mercado de trabalho para tanto administrador que está se formando e, ao mesmo tempo, o Brasil precisa de outras carreiras", pondera o secretário.

Veja Também

15/01/2013
Institucional

edital-vestibular-20131

Confira o Edital EDITAL DO 2º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2013 A Faculdade Panamericana de Ji Paraná (UNIJIPA), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade e as condições em que se deu a autorização, as quais serão verificadas por ocasião do reconhecimento e das renovações de reconhecimento dos seus cursos, torna pública as normas a seguir, que regem o 2º Processo Seletivo - Vestibular 1º Semestre 2013, considerando as disposições do Regimento Geral e a legislação vigente que disciplina o ingresso nos cursos de graduação. I.Das...

02/09/2015
Institucional

Athenas Grupo Educacional inicia campanha de vestibular com mote “#EuAcredito”

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) recebeu na tarde da última terça-feira (02), o encontro de apresentação da nova campanha do Processo Seletivo do Athenas Grupo Educacional, com o mote “#EuAcredito”. Na ocasião estiveram presentes na abertura diretores, coordenadores e o corpo técnico de quatro das unidades do grupo (FAP, FAPAN, FSP e UNIJIPA), além dos Mantenedores, Dr. Hildon Chaves e Dr. Aécio Alves Pereira.

05/10/2017
Graduação

Alunos oferecem aconselhamento psicológico a apenados da APAC

O curso de Psicologia da Unijipa, em convênio com o Ministério Público, está desenvolvendo atividades psicoterápicas, de aconselhamento psicológico, com o intuito de promover a saúde mental dos apenados da APAC. Os atendimentos inicialmente serão realizados na Penitenciária Regional Dr. Agenor Martins de Carvalho e, posteriormente, no Presídio da APAC.   Por meio do processo de aconselhamento psicológico individual, objetivo é proporcionar aos apenados, o encontro consigo mesmo e com suas emoções. O processo de atendimento psicológico nesse contexto, possibilita a preparação...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem