Área Restrita

Fiador deixa de ser exigido em contratos do Fies

29/11/2011
Notícias
Institucional

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última semana, a regulamentação do fundo garantidor do Fies (Financiamento Estudantil). A partir de agora, alunos de baixa renda não precisarão mais ter fiador na hora de solicitar o crédito.

 

A medida vale para quem possuir renda familiar mensal per capita de um salário mínimo e meio ou estiver matriculado em um curso de licenciatura. Também podem dispensar o fiador bolsistas parciais do Prouni (Programa Universidade para Todos) que assinem contrato a partir de agora para financiar o resto da mensalidade. Contratos antigos que já têm fiador não poderão entrar no fundo garantidor.

 

Para que o estudante tenha acesso ao financiamento, será preciso que a instituição de ensino tenha aderido ao fundo. Essa adesão é voluntária, já que o dinheiro da garantia virá das próprias faculdades e de recursos do Tesouro Nacional. A adesão das faculdades começa nesta quarta.
A opção pelo uso ou não do fiador será feita no momento do pedido do financiamento.

 

Refinanciamento

O ministério também anunciou que que contratos do Fies anteriores a 14 de janeiro de 2010 poderão refinanciar a dívida com juros menores, de 3,4%, e com maior prazo de pagamento. Estes contratos mais antigos vigoram com juros que podem chegar a 9%.

A parcela mínima do refinanciamento será de R$ 100, e o estudante poderá pedir o alongamento do prazo para até três vezes o período de utilização do Fies, acrescido de 12 meses. Nesta quarta, deve entrar no ar, no site do financiamento, um simulador de quanto pode ficar o valor a ser pago.

O pedido de refinanciamento precisa ser feito pela internet e, depois, formalizado pelo estudante e o fiador na agência onde foi celebrado o contrato.

 

 

Programa

 

As inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano pelo site do programa. Os alunos podem solicitar o benefício em qualquer época do ano, com financiamentos de 50%, 75% ou 100% do valor da mensalidade.

 

Os candidatos que têm 60% ou mais da renda familiar mensal bruta per capita comprometida com a mensalidade podem pedir financiamento de 100%. Estudantes com comprometimento de renda igual ou superior a 40% e inferior a 60% podem pedir financiamento de 75%. Já alunos com comprometimento de renda igual ou superior a 20% e inferior a 40% podem financiar 50% da mensalidade.

 

Após a inscrição, os candidatos terão até cinco dias para validar suas informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento). É preciso também comparecer a um agente financeiro do Fies em até 15 dias após a realização da inscrição, com a documentação exigida no edital do programa e apresentar garantia ao financiamento pelas modalidades de fiança convencional ou solidária.

 

Estudantes matriculados em curso de licenciatura ou com bolsa parcial do Prouni poderão financiar até 100% do valor a ser pago.A partir do primeiro semestre de 2011, será exigida a participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pedir o financiamento.

 

 

Novidades

 

O juros cobrados são de 3,4% ao ano. O prazo de quitação é de três vezes a duração do curso e a carência, por sua vez, é de 18 meses após a formatura. As parcelas a serem pagas são fixas.

 

Estudantes formados em cursos de licenciatura, que atuarem como professores da rede pública de educação básica, e de medicina, que atuarem como médicos do programa Saúde da Família, poderão abater 1% da dívida para cada mês trabalhado.

 

Veja Também

27/08/2011
Institucional

unijipa-sorteia-netbook-para-inscritos-do-desafio-sebrae

Na próxima terça-feira (6), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa) irá sortear um netbook para os 236 acadêmicos da instituição inscritos no Desafio Sebrae 2011.     A iniciativa é uma forma de retribuir aos acadêmicos a participação maciça na competição, sendo que o aparelho que será sorteado é uma premiação do Sebrae Rondônia para a pessoa física que cadastrou mais alunos inscritos em todo Estado de Rondônia, no caso, o coordenador de administração da Unijipa, Haroldo Hercílio Pacheco.   Rosana Veris, analista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Ji-Paraná contou que a iniciativa de premiar com um netbook é uma...

04/05/2015
Graduação

Acadêmicos de Arquitetura & Urbanismo da UNIJIPA participaram de seminário tecnológico

No último dia 30 de abril (quinta-feira), acadêmicos do curso de Arquitetura & Urbanismo da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) participaram do seminário tecnológico. A atividade foi suportada pela disciplina de “Introdução à Informática”, ministrada pelo Prof.º Rodolfo Olivas. O evento teve a organização de: Adaiane B. Trombini, Évelyn de S. Perovano, Elonir da S. Mesabarba, Fabrício C. G. Silva, Hosanna P.P. Aguiar, Jéssica C. Freitas, Juliana A. da Silva, Lorena L. da Silva, Lucas de O. Amaro e Rafael Diayme R. M. Braga, com a colaboração especial da Jairo da Rocha Pires Snyder Castro Macedo, profissionais da área de tecnologia da informação.

24/10/2013
Pós-Graduação

comissao-propria-de-avaliacao-20132-administracao

ADMINISTRAÇÃO 2º Período - Prof. Aroldo Hercílio Pacheco- Prof. Ivo Ferreira Machado- Prof. Neivaldo Rodrigues dos Santos- Prof. Valdinéia Pereira de Brito Klein 4º Período - Prof. Agnaldo dos Santos Alves - Prof. Francisco Flávio Diamante - Prof. Joel Vian - Prof. Maria Aparecida de Oliveira - Prof. Walter Arnaldo Pereira Leitão   6º Período - Prof. Agnaldo dos Santos Alves- Prof. Francisco Flávio Diamante- Prof. Joel Vian- Prof. José de Souza Vieira- Prof. Rogério Crivelaro- Prof. Walter Arnaldo Pereira Leitão- Prof. Wanderley Rocha Meira Filho 8º Período - Prof. Agnaldo Zuke de Lima- Prof. Evaldo Arruda Pinto- Prof. Luciana Cristina Simões- Prof. Neivaldo Rodrigues...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem