Área Restrita

Mulheres conquistam mercado contábil

12/03/2012
Notícias
Institucional

 

Mais de 190 mil mulheres contribuem para o desenvolvimento da profissão, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade.


altAtualmente, 41% dos profissionais da contabilidade brasileira são do sexo feminino, com 128 mil contadoras  e 70 mil técnicas em Contabilidade, perfazendo um total de  198.802 profissionais que representam a classe  em todo o País. Os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apontam um acréscimo ao longo dos últimos anos, já que em 2004 eram cerca de 122 mil mulheres CONTABILISTAS atuantes na área. De acordo com o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, hoje as mulheres já representam mais de 50% dos profissionais em alguns estados brasileiros. "O mercado absorveu muito bem a mulher tanto por sua competência, como pelo meticuloso senso de organização e de disciplina", atribui Carneiro.


 No momento de tantas mudanças na área, como a adoção das normas internacionais de contabilidade nas áreas privada e pública, a crescente participação das contabilistas trouxe ganhos na qualidade da prestação de serviços. Para Carneiro, "a mulher traz um componente questionador aguçado e de detalhes muitas vezes ignorados pelos homens, além da incessante busca pelo conhecimento e a atualização".


Para a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, além da evolução qualitativa, é importante destacar o salto qualitativo da mulher na profissão contábil que a coloca em posição de destaque. "Essa é a grande virada e a mulher contabilista está abraçando este desafio com toda a garra que lhe é peculiar", define.


Segundo Maria Clara, ainda há dificuldades a serem superadas, visto que as mulheres enfrentam preconceitos e, muitas vezes, uma jornada dupla, dedicando-se à profissão e à família. O maior desafio é o aprendizado contínuo e a busca pela qualificação profissional, que norteará o indivíduo na profissão, independentemente do gênero".


Em reconhecimento à dedicação feminina para aprimoramento da Contabilidade, o CFC realiza, desde 1991, o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, com foco na discussão de temas atuais sobre a realidade profissional e pessoal das participantes. A entidade trará inovações em 2013, promovendo a nona edição do Encontro a bordo de um transatlântico na cidade de Santos, São Paulo. "Este grande evento com a marca de qualidade do Sistema CFC/CRCs promoverá um ambiente de conhecimento, troca de experiências, atualização profissional e capacitação, dentro de uma programação trabalhada com muito profissionalismo", afirma Juarez Domingues Carneiro, completando que o "ambiente possibilita maior inserção politica da mulher, principalmente nos órgãos de classe".

 

 

Perfil CFC


Criado em 27 de maio de 1946, o Conselho Federal de Contabilidade é dotado de personalidade jurídica de direito público. O CFC é integrado por um representante de cada estado e mais o distrito federal, no total de 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, com a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.
  

 

 

Fonte: CFC/ De León - Comunicações

 

 

 

alt

Veja Também

08/04/2016
Institucional

Senac oferece curso on-line e gratuito para aprender Libras

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece o curso LIBRAS Básico - Língua Brasileira de Sinais, dentro do PSG (Programa Senac de Gratuidade). As aulas são totalmente gratuitas e atendem à necessidade de promover o processo de inclusão por meio da comunicação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas. A aprendizagem é feita totalmente on-line, na plataforma do Senac. A ideia mínima é 15 anos e ensino fundamental completo. Para emitir o certificado, o aluno deve ter competência desenvolvida em todas as unidades curriculares.

18/05/2015
Graduação

UNIJIPA divulga as atividades realizadas pelo curso de Enfermagem durante a Semana Empreendedora.

O curso de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) realizou durante a Semana Empreendedora, do dia 4 a 8 de maio, uma série de palestras, mesas redondas, jogos coorporativos e atividades lúdicas com os acadêmicos, abordando as competências e habilidades relacionadas com o empreendedorismo tais como a comunicação, liderança, agilidade, foco no resultado, foco no cliente, trabalho em equipe, cooperativismo, atenção, concentração, organização, estratégias, eficiência e eficácia.

05/10/2012
Institucional

auditoria-em-servico-de-saude

Objetivos: Desenvolver competências e técnicas gerenciais contemporâneas que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas administrativos na área da saúde para a tomada de decisão. Estimular a troca de experiência entre os participantes. Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial de executivos que atuam em vários segmentos do setor Saúde, integrando atualizadas tecnologias e práticas de gestão fornecendo confiança para atuar em diversas funções gerenciais. Fornecer um enfoque de redução de custos com investimento na qualidade e responsabilidade humana. Público-Alvo: Profissionais em cargos de direção e gerência de hospitais públicos e privados, de...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem