Professores e coordenadores de faculdades recebem capacitação em Ji-Paraná

17/04/2012

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu altcoordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

O palestrante traz como diferencial o fato de que ele próprio é elaborador de questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que é o principal instrumento do Ministério da Educação para avaliação dos cursos de graduação e as instituições de ensino superior.

Com mais de 30 professores universitários representando as cinco unidade do Athenas Grupo Educacional – Unijipa, Faculdade São Paulo (Rolim de Moura), Faculdade de Pimenta Bueno, Faculdade Meta (Rio Branco/AC) e Faculdade do Pantanal (Cáceres/MT) – o professor convidado pautou o encontro com a proposta de que as avaliações das instituições fossem, gradativamente, elaboradas no mesmo padrão das questões do Enade.

De acordo com Ronan Machado, essa proposta é válida porque desta maneira “padroniza-se o método de avaliação dadas em sala àquele que será aplicado ao final da graduação, pelo Enade. Isso é importante porque é importante tanto para alunos quanto para instituição porque a avaliação do MEC, através do Enade, é de grande importância tanto pro futuro da instituição quanto para o reconhecimento do profissional formado por ela”.

Rosângela Aparecida, diretora pedagógica do Athenas Grupo Educacional, explica que a ação do Grupo se justifica porque a avaliação das graduações é uma constante no dia-a-dia das faculdades. “As avaliações do MEC já são parte do nosso calendário, e isso é muito positivo porque garante à população que as instituições possuem um controle de qualidade. Preparar nossos professores para elaboração de provas nos moldes do Enade é adaptar-se à esta realidade, porém, é óbvio que apenas o modelo das questões não basta. O conteúdo ainda é parte fundamental, e nesse sentido também temos atuado positivamente, cobrando mais e mais de nossos professores”, finaliza.

O ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares.

Seus resultados são ordenados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.