Área Restrita

Professores e coordenadores de faculdades recebem capacitação em Ji-Paraná

17/04/2012
Notícias
Institucional

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu coordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

 

 

A Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), na última segunda-feira (16), recebeu altcoordenadores e professores de cinco instituições de ensino superior, onde receberam capacitação de elaboração de avaliações do professor Ronan Machado, vindo de Minas Gerais apenas para o encontro.

 

O palestrante traz como diferencial o fato de que ele próprio é elaborador de questões do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que é o principal instrumento do Ministério da Educação para avaliação dos cursos de graduação e as instituições de ensino superior.

 

Com mais de 30 professores universitários representando as cinco unidade do Athenas Grupo Educacional – Unijipa, Faculdade São Paulo (Rolim de Moura), Faculdade de Pimenta Bueno, Faculdade Meta (Rio Branco/AC) e Faculdade do Pantanal (Cáceres/MT) – o professor convidado pautou o encontro com a proposta de que as avaliações das instituições fossem, gradativamente, elaboradas no mesmo padrão das questões do Enade.

 

De acordo com Ronan Machado, essa proposta é válida porque desta maneira “padroniza-se o método de avaliação dadas em sala àquele que será aplicado ao final da graduação, pelo Enade. Isso é importante porque é importante tanto para alunos quanto para instituição porque a avaliação do MEC, através do Enade, é de grande importância tanto pro futuro da instituição quanto para o reconhecimento do profissional formado por ela”.

 

Rosângela Aparecida, diretora pedagógica do Athenas Grupo Educacional, explica que a ação do Grupo se justifica porque a avaliação das graduações é uma constante no dia-a-dia das faculdades. “As avaliações do MEC já são parte do nosso calendário, e isso é muito positivo porque garante à população que as instituições possuem um controle de qualidade. Preparar nossos professores para elaboração de provas nos moldes do Enade é adaptar-se à esta realidade, porém, é óbvio que apenas o modelo das questões não basta. O conteúdo ainda é parte fundamental, e nesse sentido também temos atuado positivamente, cobrando mais e mais de nossos professores”, finaliza.

 

 

O ENADE - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares.

 

Seus resultados são ordenados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

 

 

alt

Veja Também

28/01/2013
Institucional

prouni-tem-159-mil-candidatos-pre-selecionados-para-bolsas-de-estudo

Bolsas integrais são mais de 70% do total. Um total de 159.177 candidatos foram pré-selecionados na primeira convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni), divulgada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram 107.575 selecionados para bolsas integrais e 51.602 para as parciais. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Nesta primeira edição de 2013, o programa ofereceu 162.329 bolsas de estudos e registrou pouco mais de 1 milhão de inscritos. Após essa primeira chamada, 3.152 bolsas não foram preenchidas. Segundo o...

18/05/2015
Graduação

UNIJIPA divulga as atividades realizadas pelo curso de Enfermagem durante a Semana Empreendedora.

O curso de Enfermagem da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) realizou durante a Semana Empreendedora, do dia 4 a 8 de maio, uma série de palestras, mesas redondas, jogos coorporativos e atividades lúdicas com os acadêmicos, abordando as competências e habilidades relacionadas com o empreendedorismo tais como a comunicação, liderança, agilidade, foco no resultado, foco no cliente, trabalho em equipe, cooperativismo, atenção, concentração, organização, estratégias, eficiência e eficácia.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem