Área Restrita

Lei declara Paulo Freire patrono da educação brasileira

31/05/2012
Notícias
Institucional

Educador é referência unânime para pedagogos e professores contemporâneos.

Foi publicada no "Diário Oficial da União" a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. A lei é assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído (confira no vídeo acima programa Globo Ciência sobre a vida e obra de Paulo Freire).

Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia.


Fonte: Agência Brasil

Veja Também

18/11/2014
Graduação

Curso de Psicologia da UNIJIPA promove o primeiro “Dia Feliz”

No último dia 15 a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) realizou a ação “Dia Feliz”, em conjunto com o curso de Psicologia coordenado pela Profª Dayla Rocha Duarte Fiusa. As atividades aconteceram no colégio 13 de Maio, localizado no bairro Santiago e contou com o apoio das disciplinas de Administração e Enfermagem, Polícia Militar, Clínica da Família, Laboratório Biomed, Associação Beneficente Casa da União, Escola 13 de Maio e com o corpo de colaboradores da UNIJIPA.

07/10/2013
Institucional

academicos-de-pedagogia-participam-do-festival-da-primavera

Evento foi realizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná.  No último dia 27 de setembro, ás 19h30, acadêmicos de Pedagogia da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) participaram do Festival da Primavera, realizado no Teatro Dominguinhos e organizado pela Fundação Cultural de Ji-Paraná.No Festival, foi ministrada a palestra “A Chegada dos Negros no Vale do Guaporé; o protagonismo das mulheres na sustentabilidade nas comunidades quilombolas”, pela palestrante Esmeraldina Coelho, detentora do primeiro Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.Presente na ocasião, a Coordenadora de Pedagogia da Unijipa, Raquel Matos de Lima Bento, elogiou a...

25/02/2016
Institucional

UNIJIPA realizou a edição 2016 do Trote Solidário

No último dia 22 (segunda-feira), a Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) realizou a edição 2016 do tradicional Trote Solidário. O projeto, é uma ação que visa promover as boas práticas sociais entre os novos e os antigos alunos da instituição. Em parceria com a Phemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia), foram coletadas bolsas de sangue e registrados cadastros de doares voluntários de medula óssea.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem