Área Restrita

15 autores que todo administrador deve seguir no Twitter

07/08/2012
Notícias
Institucional

Entre best-sellers e jornalistas de revistas especializadas, todos merecem seu RT.

Fonte: www.administradores.com.br

 

A Administração é uma ciência dinâmica. A cada dia surgem novos assuntos - oriundos de pesquisas e cases - que devem ser analisados e incorporados ao cotidiano dos profissionais dessa área, em suas diversas disciplinas e competências. Com isso, o volume de livros e autores de referência voltados para temas de áreas relacionadas - como Marketing, Psicologia Organizacional e TI - aumenta a cada ano.

Por outro lado, as relações sociais mediadas pela internet abriram novos canais para que os escritores pudessem conversar diretamente com os seus leitores. Pelo Twitter, o leitor pode tirar dúvidas, encaminhar questões e até corrigir ou debater as opiniões e deduções do autor expressas em suas obras.

O Administradores.com resolveu então fazer uma seleção com alguns nomes importantes para a área de Administração que também são usuários ativos do Twitter. É importante notar que nem todos são administradores por formação, mas seus livros têm grande importância para a compreensão de diversas segmentações. O psicólogo Daniel Goleman, por exemplo, desenvolveu a teoria da Inteligência Emocional, que pode ser aplicada nos estudos e práticas sobre liderança, carreira e RH.

 

Saiba quem são esses pensadores e porque eles merecem ser seguidos.

 

Eric Ries

Jovem empreendedor, Ries é atualmente um dos primeiros nomes que vêm à cabeça quando se fala em startups e empreendedorismo. Escreveu um livro - A Startup Enxuta, onde propõe a metodologia de aplicação do Lean às empresas de tecnologia pós-bolha. Apesar de ter apenas 32 anos, conta com uma experiência de dar inveja, assessorando grandes empresas e investidores. Também é editor do blog Startup Lessons Learned.

 

Tom Peters

Considerado um autor e palestrante passional, Peters tem quatro décadas de serviços prestados como administrador, consultor e escritor. Entre os seus livros estão "Em Busca da Excelência", "Reimagine!: Faça diferente e faça a diferença", dentre outros. É conhecido por levar a excentricidade para o mundo dos negócios, apresentando soluções heterodoxas para problemas complexos.

 

Michael Porter

Porter é o principal autor da área de estratégia e competitividade do mundo. Seu artigo "Como as forças competitivas moldam a estratégia" é o mais citado em trabalhos acadêmicos, e deu origem ao livro "Vantagem Competitiva". Se você ouvir falar por aí das "cinco forças" ou de "diamante da estratégia", fique certo que o assunto é Porter. Sozinho, escreveu outros sete títulos, mas participou de outros projetos como co-autor. Atua ativamente como professor e pesquisador, com dezenas de artigos científicos publicados.

 

Jack Welch

O executivo, na verdade, tem mais livros escritos sobre ele do que por ele. Foi CEO da General Electric Company por aproximadamente duas décadas, onde implementou técnicas de gestão que alçaram a companhia para o panteão das maiores do mundo, com um valor de mercado de US$ 211 bilhões. Assinou sua autobiografia, "Jack, definitivo", e escreveu "Paixão por Vencer" em co-autoria com sua esposa, Suzy Welch. Atualmente dirige a escola de negócios Jack Welch Management Institute.

 

Seth Godin

O francês já publicou algumas dezenas de livros, mas os de maior destaque são aqueles voltados para o Marketing. São verdadeiros best-sellers, alguns já foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Ele passou pela vice-presidência de marketing do Yahoo! após a venda da startup Yoyodine, da qual foi fundador. Criou a Squidoo.com, espécie de rede social, bem acessada nos EUA. Tem uma vida online ativa: escreve diariamente para o seu blog sethgodin.typepad.com e tuíta frequentemente.

 

Martha Gabriel

É pós-graduada em Marketing, mestre e doutoranda em Belas Artes pela USP. Já publicou quatro livros - "Marketing de Otimização de Buscas (2008)", "SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca (2009)", "Marketing na Era Digital (2010)" e "Conversando com Computadores (2011)". Além disso é uma palestrante internacional premiada. É um perfil indicado para quem trabalha com otimização de buscas, TI e marketing digital.

 

Daniel Goleman

Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman lançou o livro Inteligência Emocional: foi um pipoco de vendas. Passou um ano e meio na lista dos mais vendidos do The New York Times, com 5 milhões de cópias traduzidas para 40 idiomas, um sucesso editorial que não é para muitos. De lá para cá, o autor desenvolveu novas abordagens e publicou outros títulos sobre o tema. Atualmente ele dirige o Consórcio para Pesquisas sobre Inteligência Emocional e tuíta nas horas vagas.

 

Bel Pesce

A história da brasileira empreendedora ganhou destaque na mídia nacional quando ela resolveu publicar um livro gratuito na internet sobre a sua breve e notável trajetória. "A Menina do Vale" teve 100 mil downloads em apenas uma semana. Afinal, a realização de sonhos tidos como intangíveis – como estudar no MIT aos 17 anos e trabalhar no Google e na Microsoft – atraem outros sonhadores.

 

Rosabeth Moss Kanter

Renomada professora de Administração da Harvard Business School, é autora de diversos livros nas área de estratégia, inovação e liderança. Desde os anos 1970, ela já é reconhecida como uma das mais importantes pesquisadoras da Administração no mundo.

 

Leandro Vieira

Fundador do Administradores.com e da revista Administradores, lançou recentemente o livro Seu Futuro em Administração. Reconhecido pelo Conselho Federal de Administração no ano passado com o Prêmio Honra ao Mérito em Administração, categoria Jovem Administrador, é um dos principais nomes da área atualmente no Brasil. Leandro é mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Certificado em Empreendedorismo pela Harvard Business School.

 

Christian Barbosa

O principal nome do Brasil quando o assunto é administração do tempo, Christian é autor de obras como o best-seller "A tríade do tempo" e o recém lançado "Equilíbrio e Resultado". Empreendedor, hoje ele ensina empresas como Santander, Bradesco, Gafisa, Mercer, Sanofi Aventis, Tupperware, Ingenico, Toyota, Coca-Cola, Globo e Nestlé a gerir melhor seu tempo.

 

Chris Anderson

Editor-chefe da conceituada revista norte-americana Wired, Chris é autor do best-seller "A cauda longa", que chamou a atenção do mundo para a forma como a internet passou a permitir uma revolução nos mercados com base na grande variedade de produtos. Mais tarde, lançou gratuitamente o e-book "Free", que trata da cultura do grátis e como ela pode ser encara do ponto de vista dos negócios.

 

Fábio Zugman

Autor de livros como "Administração para profissionais liberais" e "Empreendedores esquecidos", Zugman fala sobre empreendedorismo, criatividade e inovação como poucas pessoas no Brasil. Formado em Ciências da Computação, é mestre em Administração e mantém hoje uma coluna no Administradores.com onde tira dúvidas dos leitores sobre os temas citados acima. 

 

Stephen Kanitz

Este dispensa apresentações. Um militante aguerrido da Administração, defende com unhas e dentes a ideia de que o Brasil e o mundo ficarão muito melhores com mais administradores nos espaços de poder. É autor de milhares de artigos e de livros como "O Brasil que Dá Certo", que ganhou o Prêmio Jabuti em 1995. Ele também é colunista do Administradores.com e da revista Administradores.

 

Silvio Meira

Pesquisador da área de engenharia digital, é cientista chefe do centro de inovação CESAR e presidente do conselho do Porto Digital, em Recife. Reconhecido por suas contribuições para o empreendedorismo tecnológico, é autor de diversos livros e artigos na área. 

Veja Também

20/04/2017
Graduação

Donativos arrecadados no trote solidário são entregues ao Lar do Idoso

Os veteranos dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia, durante os meses de fevereiro e março, propuseram aos calouros que arrecadassem alimentos durante o Trote Solidário, para serem doados ao Lar do Idoso Aurélio Bernardi. Os alimentos arrecadados foram entregues, pela coordenadora do curso de Farmácia, Prof. Caroline Klein Maranho, juntamente alguns alunos do curso, na última quarta-feira (19). No local, além da entrega de alimentos, os alunos também conheceram o espaço, dialogaram com a equipe de trabalho e com alguns moradores a fim de organizar futuramente possíveis atividades no local. O evento...

08/12/2016
Institucional

[Gabaritos] Ensino a Distância (EAD)

      Clique aqui e baixe o gabarito de Antropologia   Clique aqui e baixe o gabarito de Comunicação e Linguagem   Clique aqui e baixe o gabarito de Direito Empresarial   Clique aqui e baixe o gabarito de Direito Tributário   Clique aqui e baixe o gabarito de Empreendedorismo I   Clique aqui e baixe o gabarito de Empreendedorismo II   Clique aqui e baixe o gabarito de Ética Profissional   Clique aqui e baixe o gabarito de Filosofia   Clique aqui e baixe o gabarito de Gestão em Serviços I   Clique aqui...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem